APRENDIZADO DA DOCÊNCIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO ESPAÇOS -TEMPOS DE SABERES

Autores

  • Diana Martins Tigre UNEB

Palavras-chave:

Aprendizado da docência. PIBID. Universidade. Escola. Saberes.

Resumo

Este texto é resultado de uma pesquisa sobre o aprendizado de futuros professores para a educação básica. Trata-se de uma investigação sobre a uma experiência desenvolvida durante 18 meses ininterruptos, a partir do Edital n°7/2018 do PIBID CAPES, com 26 discentes/bolsistas e voluntários de iniciação à docência na qual se elegeu a universidade e a escola como espaços-tempos de saberes para a formação inicial de professores. Importa, nela, compreendermos o que os discentes/bolsistas e voluntários de iniciação à docência, aprenderam assim como o entendimento deles em relação ao contexto escolar vivido, à docência e sua identificação dos saberes docentes importantes para o exercício profissional. Para tanto, partimos de um processo de formação fundado na epistemologia da prática, que compreende a importância da articulação entre teoria e prática para a formação de professores. Concluímos, afirmando que o aprendizado dos discentes/bolsistas e voluntários de iniciação à docência, deve perpassar pelos espaços-tempos da universidade e da escola, sendo a experiência de iniciação à docência significativa para a compreensão progressivamente do contexto escolar, da docência e de seus saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Tigre, D. M. (2020). APRENDIZADO DA DOCÊNCIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID : A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO ESPAÇOS -TEMPOS DE SABERES . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23), 268–291. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1349

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pibid: contribuições e desafios à formação de professores - I