PIBID: UMA ALTERNATIVA DE POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Daniela Batista Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Josiel Silva Sales Universidade do Estado da Bahia
  • Larissa Ferreira Pereira Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

PIBID, Educação, Jogos, Metodologias, UNEB

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade do Estado da Bahia oportunizou o desenvolvimento de um ensino de Matemática diferenciado, pautado na leitura, interpretação e na ludicidade. Assim, objetivamos socializar atividades com potencial lúdico, refletindo sobre as suas potencialidades para a aprendizagem de fração, radiciação e sólidos geométricos. Para isso, descrevemos e analisamos três atividades desenvolvidas no PIBID em turmas do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública Estadual de um Munícipio do interior da Bahia. Para o desenvolvimento das ações realizadas durante o PIBID foi essencial o trabalho em equipe, munido de respeito e responsabilidade. Assim, podemos afirmar que as atividades desenvolvidas oportunizaram uma aprendizagem de Matemática diferenciada, lúdica e dinâmica e contribuiu para a aprendizagem dos conceitos matemáticos supracitados. Os alunos demonstraram interesse e uma excelente participação, protagonizando a construção de seu conhecimento. Destacamos também, as contribuições do PIBID para a formação dos licenciandos em Matemática, tendo em vista a oportunidade de vivenciar a docência, bem como a formação teórica realizada nas reuniões formativas do referido projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Batista Santos, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicada á Educação - GESTEC, Graduada em Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2006). Especialista em Educação Matemática pela UESB (2010) e especialização "A Construção do Conhecimento e o Ensino de Ciências". Atualmente é Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, em regime de Dedicação Exclusiva (DE). Foi professora de matemática e Física da Educação Básica do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Letramento e aprendizagem em Matemática, Didática da Matemática, Formação de Professor, Tendências em Educação Matemática, Estágio Supervisionado, Lúdico, Jogo, Metodologia e Matemática, Modelagem Matemática, Informática e o Ensino de Matemática. Participante dos grupos de Pesquisas: Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática, Cultura e Contemporaneidade; TechMat - Tecnologia Inteligentes e Ensino da Matemática. Fui Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão da UNEB Campus II. Atualmente coordeno o projeto de Extensão "Matemática é Show". Desenvolvendo o projeto de pesquisa "Malba Tahan e os Campos Conceituais: Possibilidade de aprendizagem matemática lúdica, criativa, dinâmica e com autonomia", em que tivemos o referido projeto aprovado no Programa de Iniciação Científica (IC) 2018-2019. Coordenadora de Área do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID).

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

Batista Santos, D., Silva Sales , J. ., & Ferreira Pereira, L. (2020). PIBID: UMA ALTERNATIVA DE POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23), 414–440. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1361

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pibid: contribuições e desafios à formação de professores - II