PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO

Autores

  • Renata José de Melo Universidade Federal de Catalão
  • Fernanda Welter Adams Secretaria Municipal de Educação de Catalão
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Catalão

Palavras-chave:

Licenciatura em Educação do Campo, Perfil, Egresso

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar o perfil da primeira turma de licenciandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza, da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Para tal estudo os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a dez licenciandos da primeira turma do referido curso. De posse dos dados, realizou-se o tratamento dos mesmos por meio de uma abordagem interpretativa. Este trabalho é o recorte de uma pesquisa maior e procura discutir o perfil dos licenciandos e o seu processo formativo. Os discentes apresentavam uma idade mais madura (entre 32 e 57 anos), que se difere da dita idade ideal para a academia. Eram predominantemente do sexo feminino (90%), casados (100%), trabalhadores (78%) e a maioria (90%) residia em cidades consideradas rurais pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Todos os discentes eram oriundos da educação básica pública, sendo que 39% deles ainda finalizaram a Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, a respeito da relação dos sujeitos com o meio rural e sua estreita relação com os espaços de formação política e de educação popular, espera-se que eles sejam capazes de entender as demandas e os desafios da educação do/no campo e de fazer a diferença em sua futura atuação docente.

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Publicado

2022-04-23

Como Citar

José de Melo, R., Welter Adams, F., & Maria Tavares Nunes, S. (2022). PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(27), 132–154. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1468