A dança como instrumento de redução do estresse entre acadêmicos

Autores

  • Yasmin Pereira Azevedo Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.
  • Ana Clara Ruback Bomfim Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.
  • Caroline Cruvinel de Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.
  • Gabriela Sandes Machado Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.
  • Lívia Martins dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.
  • Matheus Rodrigues Lopes Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.

Palavras-chave:

Dança, Estresse Psicológico, Saúde mental, Educação de Graduação em Medicina, Estudantes de Medicina

Resumo

A exposição prolongada a agentes estressores pelos estudantes gera consequências físicas, psicológicas, cognitivas e sociais. A melhoria do bem-estar e a redução do estresse do discente estimulam sua capacidade lúdica e a saúde mental. A dança torna-se uma opção atrativa que traz benefícios como a integração e a socialização, o aumento da autoestima e a melhoria das capacidades motora e cognitiva. O objetivo deste estudo foi proporcionar à comunidade acadêmica de medicina uma atividade cultural e de lazer como alternativa para diminuir os níveis de estresse. O projeto teve participação de 33 indivíduos, entre discentes e docentes da UNIVASF – Campus Paulo Afonso, que se dedicaram às atividades de dança de salão e outras modalidades, os quais constaram que houve a integração social e o otimismo da comunidade acadêmica, visto que as atividades foram reconhecidas como instrumento acessível no combate ao estresse e a cobrança diária da rotina acadêmica. As atividades lúdicas permitiram o estímulo físico e psicológico, além de proporcionar momentos de descontração e alegria. Em se tratando da saúde de quem será o cuidador, é fundamental que o futuro profissional se sinta bem para desenvolver a habilidade intelectual e humanizada para lidar com as necessidades dos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-23

Como Citar

Pereira Azevedo, Y. ., Ruback Bomfim , A. C. ., Cruvinel de Souza , C. ., Sandes Machado , G. ., Martins dos Santos , L. ., & Rodrigues Lopes, M. (2022). A dança como instrumento de redução do estresse entre acadêmicos. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(27). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1517

Edição

Seção

Relatos de Experiências