A dança como instrumento de redução do estresse entre acadêmicos
Palavras-chave:
Dança, Estresse Psicológico, Saúde mental, Educação de Graduação em Medicina, Estudantes de MedicinaResumo
A exposição prolongada a agentes estressores pelos estudantes gera consequências físicas, psicológicas, cognitivas e sociais. A melhoria do bem-estar e a redução do estresse do discente estimulam sua capacidade lúdica e a saúde mental. A dança torna-se uma opção atrativa que traz benefícios como a integração e a socialização, o aumento da autoestima e a melhoria das capacidades motora e cognitiva. O objetivo deste estudo foi proporcionar à comunidade acadêmica de medicina uma atividade cultural e de lazer como alternativa para diminuir os níveis de estresse. O projeto teve participação de 33 indivíduos, entre discentes e docentes da UNIVASF – Campus Paulo Afonso, que se dedicaram às atividades de dança de salão e outras modalidades, os quais constaram que houve a integração social e o otimismo da comunidade acadêmica, visto que as atividades foram reconhecidas como instrumento acessível no combate ao estresse e a cobrança diária da rotina acadêmica. As atividades lúdicas permitiram o estímulo físico e psicológico, além de proporcionar momentos de descontração e alegria. Em se tratando da saúde de quem será o cuidador, é fundamental que o futuro profissional se sinta bem para desenvolver a habilidade intelectual e humanizada para lidar com as necessidades dos pacientes.
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