UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA ENSINAR FONTES DE ENERGIA COM ABORDAGEM CTS

Autores

  • Eliane de Lourdes Fontana Piffero Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana-RS
  • Caroline Pugliero Coelho Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Renata Godinho Soares Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana-RS
  • Márcia Maria Lucchese Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Bagé/RS

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, Aprendizagem significativa, ciência, Tecnologia, Sociedade

Resumo

Este estuda buscou verificar a efetividade da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre fontes de energia, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na proposta didática elaborada por Marco Antonio Moreira, com enfoque em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O estudo foi desenvolvido em uma escola da rede pública estadual no 8° ano do ensino fundamental em uma cidade da fronteira oeste do RS, sendo desenvolvida uma UEPS com a temática “energia”. Constatou-se que a unidade de ensino demonstrou evidências na melhor apreensão da aprendizagem dos conceitos dos estudantes quanto aos conteúdos relacionados a fontes de energia e suas implicações e as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, incluindo aspectos ambientais e políticos, percebidas através dos materiais produzidos. Considera-se a UEPS como uma potencial ferramenta no processo de ensino-aprendizagem para essa temática, bem como pode servir de subsídio para aplicação sobre outras temáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane de Lourdes Fontana Piffero, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana-RS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (1996), especialista em Educação Ambiental pela Universidade da Região da Campanha( 2000), mestrado em Docência Universitária pela Universidade Tecnológica Nacional(UTN) de Buenos Aires (2010) e mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa (2017) . Atualmente é professora na rede pública do estado do RS e na Universidade da Região da Campanha atuando como docente de Biologia no Colégio Raymundo Carvalho e nas disciplinas de Anatomia e fisiologia humana,Zoologia e Genética II no curso de graduação de Ciências Biológicas, Direito Ambiental no Curso de Direito e Ecologia no Curso de Medicina Veterinária. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida de Saúde Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. 

Caroline Pugliero Coelho, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestra e doutoranda em Educação em Ciências

PPG em Educação em Ciências, Universidade Federal do Pampa

Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Uruguaiana-RS

Licenciada em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha - Campus Alegrete. Especialista em Atividade Física e Saúde e Mestra e doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF) e Grupo Colaborativo Flexilhas, Unipampa-RS. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em esportes, recreação e saúde; Processos de Ensino-Aprendizagem utilizando Metodologias Ativas; e Formação de Professores.

Márcia Maria Lucchese, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Campus Bagé/RS

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atualmente está atuando na formação de professores na área de ensino de ciências e Coordena o Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Trabalha com a identificação de Meninas na Área das Exatas. Possui dois filhos pequenos com direito a duas licenças maternidades. E-mail: marcialucchese@unipampa.edu.br.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Fontana Piffero, E. de L., Pugliero Coelho, C., Godinho Soares, R., & Lucchese, M. M. (2023). UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA ENSINAR FONTES DE ENERGIA COM ABORDAGEM CTS . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1553