PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO

CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE

Autores

  • Léia de Cássia Hegeto UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Yan Soares da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Paloma Pontes de Lima Universidade Federal do Paraná
  • Rodrigo Martins da Silva Filho
  • Ramon de Oliveira Bieco Braga Universidade Federal do Paraná
  • Ingrid Rosina Calazans Larke Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Planejamento Educacional, Planejamento Escolar, Planejamento de Ensino

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir de uma forma crítica e pluralista sobre a importância do planejamento educacional, escolar e de ensino na formação e prática do pedagogo e professor a partir das pesquisas realizadas na área educacional e pedagógica. Parte-se da ideia de que o planejamento norteia o trabalho de professores e pedagogos e que a partir das intencionalidades postas no planejamento e baseadas na realidade, pode-se traçar objetivos para alcançar uma educação mais justa e de qualidade. Na pesquisa, buscou-se responder a seguinte questão: O que tratam as pesquisas sobre planejamento educacional, escolar e de ensino?  O ponto de partida foi verificar quais têm sido as principais contribuições do planejamento na prática de pedagogos e professores. Compreende-se que os referenciais teóricos sobre a temática contribuem para um maior aprofundamento na área. Os teóricos utilizados foram: Vasconcellos (2019), Libâneo (2001; 2016), Veiga (1996), Azambuja (2002), Klosouski e Reali (2008) e Villani (1991), entre outros. Como metodologia foi realizado um estudo de revisão teórica, sobre o tema planejamento escolar e de ensino. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica por pesquisas e artigos produzidos sobre o planejamento na atuação do pedagogo e docente. Como resultados, verificou-se que o planejamento é um elemento imprescindível na organização do trabalho pedagógico. Essa premissa é uma condição para que ocorra uma educação inclusiva, referenciada e de qualidade. Dentro dessa perspectiva, pode-se afirmar a partir dos artigos analisados que há de certo modo uma visão reducionista e burocratizada sobre o planejamento e que é necessária a compreensão entre o planejamento e a realidade em que o docente e estudante estão inseridos.

 

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Biografia do Autor

  • Léia de Cássia Hegeto, UFPR - Universidade Federal do Paraná

    Tem doutorado em Educação realizado no programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de Cultura Escola e Ensino. Possui mestrado em Educação (UEM) e graduação em Pedagogia (UEM). Professora Adjunta A do Setor de Educação, Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua no curso de Pedagogia da UFPR. Tem experiência como professora no Ensino Superior na área de Educação atuando com as temáticas: Didática, Didática no Ensino Superior, Formação de Professores, Livros didáticos, Estrutura e Funcionamento da Educação, Organização do Trabalho Pedagógico, Gestão Escolar, Planejamento, Políticas Educacionais, Currículo e Fundamentos da Educação. Atua no Grupo de Pesquisa - OBSERVATÓRIO DE CULTURAS E PROCESSOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS /OCUPP e grupo de Pesquisa Formação Docente, currículo e práticas: processos culturais contemporâneos.

  • Yan Soares da Silva, Universidade Federal do Paraná

    Discente do curso de Pedagogia

  • Paloma Pontes de Lima, Universidade Federal do Paraná

    Estudante de Graduação no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná, participa do Projeto de Extensão Organização e Planejamento no Trabalho Pedagógico pela mesma universidade.

  • Rodrigo Martins da Silva Filho

    Estudante do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Paraná.(UFPR). Professor da rede particular de ensino. Participa do Projeto de Extensão Planejamento na OTP da Universidade Federal do Paraná.

  • Ramon de Oliveira Bieco Braga, Universidade Federal do Paraná

    Pós-Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Paraná e Professor do Ensino Superior no Centro Universitário Campos de Andrade. Graduando em Pedagogia na Universidade Federal do Paraná. Aluno do Projeto de Extensão Organização do Trabalho Pedagógico, no curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Paraná.

  • Ingrid Rosina Calazans Larke, Universidade Federal do Paraná

    Estudante do Curso de licenciatura em Física na Universidade Federal do Paraná, participa do Projeto de Extensão Planejamento na OTP da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE . (2023). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1650

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