RELAÇÃO ENTRE AS NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO

IMPACTOS PARA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Maria Eduarda Christoni da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Alexandre Luiz Polizel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo

Palavras-chave:

Neurociência, Aprendizagem, Prática docente, Neuroeducação

Resumo

Este manuscrito tem por objetivo buscar compreender a importância das contribuições em neurociência para a formação dos docentes e as educações. Para isso fez-se uma pesquisa qualitativa-exploratória, por meio de um levantamento bibliográfico em meio eletrônico utilizando ferramenta de busca do portal de periódicos da plataforma CAPES (trabalhos publicados de 2016-2020). Para melhor compreensão os materiais foram analisados por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin, estruturada em três etapas: Pré-análise; Exploração do Material e Tratamento de Resultados. Evidenciou-se por meio da análise de conteúdo as contribuições das neurociências para a educação a partir de três categorias emergentes: i) As neurociências na educação e aprendizagem; ii) Conhecimento das neurociências que devem ser adotados pelos professores; e iii) Dificuldade da aplicação dos saberes neurocientíficos na prática docente.

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Biografia do Autor

Maria Eduarda Christoni da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina

Alexandre Luiz Polizel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo

Doutorando (2019-Atual) e Mestre (2017-2019) no Programa de Ensino de Ciência se Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina.

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo

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Publicado

2022-04-23

Como Citar

Christoni da Silva, M. E., & Polizel, A. L. (2022). RELAÇÃO ENTRE AS NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: IMPACTOS PARA PRÁTICA DOCENTE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(27), 175–191. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1699