CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO BRASIL

HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA

Autores

  • Neylane de Souza Lima Universidade de Pernambuco
  • Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes Universidade de Pernambuco
  • Marianne Louise Marinho Mendes Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

instituições de ensino superior, ações extensionistas, sociedades

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o percurso histórico da Extensão Universitária no Brasil, observando as fases de sua em cada contexto cronológico de acontecimentos e sua importância hoje nas universidades a ponto de ter sua inclusão no currículo dos cursos universitários. O propósito é inteirar-se sobre as perspectivas da extensão universitária, verificar e explorar a formulação e acepções designadas à extensão ao longo do tempo e propiciar clareza às hipóteses da extensão no campo universitário. Como referencial teórico, destacamos as contribuições de Paulo Freire, relatórios dos encontros do FORPROEX E FOREXT e artigos citados ao longo deste trabalho. A extensão universitária inicia com uma fase de prestação de serviço, passando pelo assistencialismo e chegando à extensão dialógica. A análise documental configura a extensão como um processo de interação entre a instituição de ensino e a sociedade com uma missão tão importante quanto o ensino e a pesquisa, privilegiando a interação dialógica e tendo como objetivo geral a promoção da vinculação do conhecimento entre a universidade e sociedade por meio de ações articuladas contribuindo para a concretização da missão institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neylane de Souza Lima, Universidade de Pernambuco

Mestrado Profissional em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pela Universidade de Pernambuco

Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Universidade de Pernambuco

Doutorado em Inovação Terapêutica pela Universidade Federal de Pernambuco
Professor Adjunta da Universidade de Pernambuco

Marianne Louise Marinho Mendes, Universidade de Pernambuco

Doutora em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (UFPB,. Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

de Souza Lima, N., Cavalcante Valença Fernandes, F. E., & Marinho Mendes, M. L. (2023). CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO BRASIL: HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1912