ADESÃO AO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA

REFLEXÕES A PARTIR DE NOTÍCIAS DE JORNAIS DA BAHIA

Autores

  • Manassés dos Santos Silva Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0001-8730-2180
  • Lucas Novais Barros Universidade Federal da Bahia
  • Fernanda dos Santos Nascimento Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

COVID-19, Educação, Ensino Remoto Emergencial, Noticiários.

Resumo

A pandemia da COVID-19 transformou a educação brasileira, exigindo novos movimentos para remanejar as consequências do isolamento social. Surge como medida emergencial o ensino remoto, que adota tecnologias digitais como as encontradas no ensino a distância para promover o ensino de modo a preservar o isolamento exigido pela pandemia. Entretanto, tal modelo, implementado desde 2020, gerou consequências que repercutiram e repercutem na educação e outros âmbitos da sociedade. Diante disso, artigos, apresentações de trabalhos, matérias e notícias de jornais repercutiram a todo momento esses anseios e transformações, agenciando saberes e percepções acerca da adoção ao ensino remoto emergencial. Na intenção de compreender esses agenciamentos, o presente artigo visa analisar a adoção ao ensino remoto emergencial na pandemia e suas repercussões através de notícias de jornais virtuais da Bahia. A metodologia adotada foi da revisão bibliográfica, através de notícias encontradas em três jornais eletrônicas da Bahia. Foram encontradas 15 notícias que se relacionavam com a temática proposta, que foram minunciosamente analisadas e categorizadas pelo suporte da análise temática (AT). Em geral, as notícias apresentaram características do ensino remoto e suas transformações na vida de professores, alunos e pais, que precisaram acompanhar as constantes transformações tecnológicas antes, durante e depois da pandemia. Ademais, conteúdos que expandiam as desigualdades educacionais do Brasil foram encontrados, além de discursos acerca da ansiedade para o retorno presencial. As notícias analisadas refletem em sua maioria concepções de problemas educacionais que acompanham o Brasil, em especial quando atravessadas por elementos socioeconômicos que dificultou o acesso ao ensino remoto. Essas transformações precisam ser analisadas a partir de suas historicidades e agenciamentos na sociedade, possibilitando intervenções que caminhem nos campos político e social para promover uma educação equânime e alinhada com o bem-estar social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manassés dos Santos Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Biotecnologista, Biólogo, Especialista em Tecnologias e Educação a Distância, Mestre em Recursos Genéticos Vegetais, Doutor em Biotecnologia. 

Lucas Novais Barros, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Saúde Coletiva  Universidade Federal da Bahia

Fernanda dos Santos Nascimento, Universidade Estadual de Feira de Santana

Bióloga, Especialista em Tecnologias e Educação a Distância, Mestre em Recursos Genéticos Vegetais, Doutora em Biotecnologia (Universidade Estadual de Feira de Santana)

Publicado

2023-10-20

Como Citar

dos Santos Silva, M., Novais Barros, L., & dos Santos Nascimento, F. (2023). ADESÃO AO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: REFLEXÕES A PARTIR DE NOTÍCIAS DE JORNAIS DA BAHIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(31), 203–231. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1917