VIOLÊNCIA ESCOLAR
FIGURAS DE AUTORIDADE E TIPOS DE PERSONALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
Violência escolar, Autoridade, Tipos de personalidadeResumo
diferenciam quanto à forma de violência escolar; e 2- se tipos de personalidades se diferenciam em relação à obediência à autoridade escolar. A pesquisa foi realizada em três escolas particulares de Campo Grande (MS). A Teoria Crítica da Sociedade referenda o mencionado estudo, que teve como participantes 172 alunos do nono ano do ensino fundamental: 87 do sexo feminino e 85 do sexo masculino. Os instrumentos utilizados foram a Escala do Fascismo, a Escala de Autonomia frente à Autoridade Escolar, a Escala de Manifestação de Preconceito, e a Escala de Autoindicação de Bullying. Verificou-se que os participantes que se caracterizam mais como sadomasoquistas tiveram maior submissão à autoridade e desejo de punição a quem infringe regras, e os que se caracterizam mais por ser psicopatas ou manipuladores tendem à negação da autoridade escolar. Os mais sadomasoquistas tendem a discriminar mais os considerados maus alunos, não havendo essa diferença em relação a nenhum dos tipos de preconceito avaliados entre os que podem ser considerados como mais psicopatas ou manipuladores. Outro resultado foi a comprovação de que os sujeitos que apresentaram um ego mais frágil praticam mais o bullying do que os que podem ser caracterizados como menos psicopatas ou manipuladores. Assim, pode-se afirmar que enquanto o preconceito aproxima-se mais do tipo autoritário, o bullying aproxima-se mais do tipo manipulador/psicopata e apresenta maior negação da autoridade. Nesse sentido, caberia se pensar formas distintas de enfrentar o bullying e a discriminação decorrente do preconceito, uma vez que são associados com diferentes necessidades psíquicas. Para enfrentar esse tipo de violência, ao final do artigo, são apresentadas propostas referentes à educação inclusiva para fortalecer a convivência entre pessoas com diversas características, e uma atenção especial, por parte dos educadores, para os estudantes que tenham mais dificuldades no aprendizado, para que, alguns deles, não procurem se destacar por meio da agressão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

