REFLEXÕES ACERCA DA REALIDADE EDUCACIONAL DA REGIÃO FRONTEIRIÇA DE PORTO MURTINHO/BRASIL

Autores

  • Luciane Pinho de Almeida Universidade Católica Dom Bosco
  • Gabriel de Souza Sales Universidade Católica Dom Bosco https://orcid.org/0000-0003-3979-9692
  • Gabriela Pereira da Silva Universidade Católica Dom Bosco
  • Lívia Elena Cunha de Laura Universidade Católica Dom Bosco

Palavras-chave:

Fronteiras, Educação, Rota Bioceânica

Resumo

A Rota Bioceânica atravessará quatro países sul-americanos e tem como ponto de partida o município de Porto Murtinho (Brasil), trazendo a expectativa de amplas transformações na infraestrutura e cotidiano da região. O artigo busca refletir sobre as políticas de educação nesta parte da fronteira com o Paraguai e como as demandas podem ser supridas. O estudo é fruto das pesquisas para elaboração do Plano Diretor da cidade, com dados levantados entre 2020 e 2021 com gestores públicos do município, questionários e pesquisas bibliográficas e documentais para direcionar novos caminhos para as políticas locais. A partir da análise dos dados, observa-se que Porto Murtinho possui capacidade de atender a demanda educacional da população na área urbana, porém, apresenta alguns problemas de infraestrutura e acesso ao ensino na zona rural e áreas indígenas, principalmente quanto ao acesso ao Ensino Médio, presente apenas na área urbana. Para além destes problemas existentes, que precisam ser solucionados conforme o aumento populacional previsto com a chegada da Rota, é de extrema importância que as políticas públicas considerem as particularidades culturais da região e introduzam tais elementos no processo de ensino-aprendizagem de forma ativa, além de pensar nos investimentos necessários que o futuro trará para a região. Por fim, considera-se que Porto Murtinho deve se preparar em todos os sentidos para as transformações que virão nos próximos anos e se atentar para os fenômenos sociais no contexto educacional, pois é a base para as modificações da sociedade e merece respeito e cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Pinho de Almeida, Universidade Católica Dom Bosco

É professora no Programa Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Possui doutorado em Serviço Social pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - SP e Pós-Doutorado em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca/Espanha. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Sócio-Histórica, Migrações e Políticas Sociais - GEPEMPS e do Laboratório de Estudos Psicossociais em saúde frente à contextos de desigualdade social - LEPDS, cadastrados no CNPQ. É membro dos seguintes grupos de pesquisa nacional: GT ANPEPP - A Psicologia Sócio-Histórica e o Contexto Brasileiro de Desigualdade Social, Red ALEC - Reséau Internacional América Latina, Europa e Caraibes - Territórios, Populações Vulneráveis, Políticas Públicas com sede em Limoges - França. Membro da Rede de Acolhimento ao Migrante e Refugiado de Campo Grande - MS.

Gabriela Pereira da Silva, Universidade Católica Dom Bosco

Mestre em Psicologia com área de concentração em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco, graduada em Psicologia pela mesma universidade. Atualmente é Coordenadora Técnica do Conselho Regional de Psicologia 14ª Região - MS.

Lívia Elena Cunha de Laura, Universidade Católica Dom Bosco

Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco. Participa do Grupo de Estudos em Teoria Sócio-Histórica, Migrações e Políticas Sociais - GEPEMPS. É aluna Bolsista do Programa de Extensão da UCDB com o Projeto Cidadania Sem Fronteiras.

Publicado

2023-09-24

Como Citar

Pinho de Almeida, L., de Souza Sales, G., Pereira da Silva, G. ., & Elena Cunha de Laura, L. (2023). REFLEXÕES ACERCA DA REALIDADE EDUCACIONAL DA REGIÃO FRONTEIRIÇA DE PORTO MURTINHO/BRASIL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(31), 183–202. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1988