LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO

QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS?

Autores

  • Adson Luan Duarte Vilasboas Seba Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT
  • Lucilene Greice Botelho Magalhães Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Solange Aparecida Benacchio Universidade do Estado de Mato Grosso
  • José do Carmo da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Linguagem Tecnologias e Ensino, Letramentos Digitais, Pandemia da Covid-19

Resumo

Este ensaio teórico inscreve-se na área da Linguística Aplicada ao ensino de Línguas e faz diálogos transdisciplinares com a Educação. Sendo assim, buscou- refletir sobre a tríade linguagem, tecnologia e ensino com vistas a compreender qual é o papel da escola e do professor de línguas diante desse liame. Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa que se ancora ao conceito de cultura digital (BRASIL, 2018); filia-se aos estudos que investigam a linguagem on-line (BARTON e LEE, 2015; DUDENEY, HOCKLY, PEGRUM, 2016, COSCARELLI, 2016, ente outros); reconhece a multimodalidade textual (ZACHARIAS, 2016; RIBEIRO, 2021) e concebe a língua enquanto dialógica (VOLÓCHINOV, 2018, BAKHTIN, 2006. 2008). A reflexão sobre a tríade destacou três aspectos que merecem atenção: i) a urgência de formação inicial e continuada dos professores ii) desenvolvimento de habilidades de letramentos digitais na comunidade escolar; iii) a pandemia acelerou a adesão das tecnologias digitais nas práticas de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adson Luan Duarte Vilasboas Seba, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Doutorando em Linguística pelo programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Membro do Grupo de Pesquisa LINTECLA.

Lucilene Greice Botelho Magalhães, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestranda em Linguística pelo programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Membro do Grupo de Pesquisa LINTECLA.

Solange Aparecida Benacchio, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestranda em Linguística pelo programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Membro do Grupo de Pesquisa LINTECLA.

José do Carmo da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Discente do Curso de Letras Português/Inglês da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). 

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Duarte Vilasboas Seba, A. L., Botelho Magalhães, L. G., Benacchio, S. A., & da Silva, J. do C. (2023). LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR FRENTE ÀS MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS?. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2054

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)