A BASE SOCIOECONÔMICA DO MOVIMENTO SANTA CATARINA PELA EDUCAÇÃO

UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA DIALÉTICA

Autores

Palavras-chave:

educação, Santa Catarina, Economia, Agenda empresarial

Resumo

O estudo aborda os principais aspectos fenomênicos apontados como justificativa para a realização do Movimento Santa Catarina pela Educação (MSCE), liderado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Na última década, o movimento vem desenvolvendo ações que privilegiam a agenda empresarial na educação catarinense face às reestruturações da chamada economia global 4.0. Tem por objeto evidenciar a dimensão socioeconômica do MSCE, buscando desvelar a retórica apregoada em seu interior. O estudo, de natureza documental e bibliográfica, adota como procedimento metodológico a seleção e transcrição de audiovisuais (reportagens, entrevistas, palestras e eventos) disponibilizados no canal oficial da FIESC na plataforma YouTube, bem como estudo de documentos presentes no site do MSCE até o ano de 2021. Com fundamento na perspectiva histórico-dialética, conclui- se que as relações entre o público e o privado na educação possuem muitas facetas e configurações, sendo gestadas por sujeitos (individuais e coletivos) cada vez mais articulados em redes locais e/ou globais com diferentes níveis de influência e abrangência.

 

Palavras-chave: Educação. Santa Catarina. Economia. Agenda empresarial.

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Biografia do Autor

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciado em Pedagogia e Letras. Especialista em Alfabetização. Mestre em Educação e Cultura. Doutor em Teologia: Educação e Religião. Estágio pós-doutoral em Educação e Humanidades. No Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC) é Professor Titular de Alfabetização e Letramento, coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica, editor-Chefe da Revista Linhas e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação. Leciona nos cursos de Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação e mestrado profissional em Gestão de Unidades de Informação. Atua nos seguintes grupos e laboratórios: Nape, Edusex e Prolinguagem - CNPq/UDESC. Coordena a linha de pesquisa Alfabetização e Formação Docente, em que se realizam estudos com ênfase no processo de alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos e nas relações entre a formação docente e os processos de inclusão. Integrante das seguintes associações: Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF); Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) - GT 10: Alfabetização, Leitura e Escrita; Associação Brasileira de Currículo (ABdC); e Associação dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina (AOESC). Experiência em docência e coordenação pedagógica na Educação Básica e Superior. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF). Contatos: sala 315 - FAED/UDESC, Florianópolis, SC. E-mail: lourivalfaed@gmail.com

Publicado

2023-07-15

Como Citar

Spricigo, F., & Martins Filho, L. J. (2023). A BASE SOCIOECONÔMICA DO MOVIMENTO SANTA CATARINA PELA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA DIALÉTICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(31), 88–113. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2112