MULHERES PRETAS DA UNIVASF

SUAS HISTÓRIAS DE VIDA ROMPENDO OS MUROS DA NEGAÇÃO

Autores

  • Maria Auxiliadora Tavares da Paixão Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Timna da Paixão Fagundes Pereira Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Racismo, Gênero, Discriminação Racial, Mulheres Pretas, Pós-Graduação

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado defendida no Programa Profissional em Extensão Rural da UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco, cujo objetivo foi o de estudar o perfil racial da instituição e, nesse contexto, o perfil das mulheres pretas que integram o referido programa, tanto docentes como discentes, considerando o período 2017-2019. A partir da identificação desse perfil, realizou-se um mapeamento da presença  de mulheres pretas servidoras da UNIVASF, bem como, do curso mencionado, com a finalidade de evidenciar  as possíveis influências de fatores relativos ao gênero e ao pertencimento racial no seu acesso à IES e ao curso, resgatando as suas histórias de vida e de trabalho, considerando que elas, durante mais de um século foram historicamente excluídas do processo de teorização e busca pelo conhecimento. Nesse sentido, foram elas postas na categoria de objeto a ser estudado e não de sujeitos do conhecimento ou mesmo protagonistas das próprias histórias. Para a realização da pesquisa foram utilizados dados quantitativos e qualitativos, sendo os primeiros coletados junto aos setores administrativos da instituição e ao programas de mestrado em Extensão Rural. Os dados qualitativos foram coletados através de entrevistas semiestruturadas realizadas com mulheres pretas sujeitos da pesquisa. Os resultados apontam o protagonismo histórico das mulheres pretas; os conflitos nas relações de gênero no contexto da IES e do PPGExR; a manutenção de desigualdades entre mulheres brancas e pretas e entre homens e mulheres pretos e pretas e que as mulheres pretas precisam dispor de condições sociais próximas dos brancos e brancas para ingressarem no espaço acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Tavares da Paixão, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Mestrado Profissional em Extensão Rural

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (UFPA)

Atua nos mestrados interdisciplinares Extensão Rural e Ciências da Saúde e Biológicas e no Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (Univasf)

Timna da Paixão Fagundes Pereira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador

Especialização em Compliance e Direito Anticorrupção - Complexo Educacional Renato Saraiva

Publicado

2023-02-16

Como Citar

Tavares da Paixão, M. A., Souza Ribeiro de Oliveira, L. M., & da Paixão Fagundes Pereira, T. (2023). MULHERES PRETAS DA UNIVASF: SUAS HISTÓRIAS DE VIDA ROMPENDO OS MUROS DA NEGAÇÃO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(30), 04–32. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2136