A QUEIXA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Euristela Barreto Sodré Secretaria Municipal de Educação de Petrolina
  • Lucivanda Cavalcante Borges de Sousa Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

queixa escolar, educadores, psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica, escola pública

Resumo

A queixa escolar é entendida como aquela centrada no processo de escolarização das crianças e adolescentes envolvendo sua família e escola. O presente trabalho teve como objetivo averiguar as concepções dos professores sobre a queixa escolar relacionado aos seus alunos das series iniciais do ensino fundamental de Juazeiro-BA. Destaca-se que esta pesquisa é um recorte da pesquisa de mestrado que buscou entender como se dá a produção da queixa escolar frente a esse público. Sendo uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, participaram 16 professores da rede pública municipal de Juazeiro-BA, que responderam um roteiro de entrevista semiestruturado e um questionário sociodemográfico. Os dados foram tratados com base nas diretrizes da categorização de conteúdo, proposto por Bardin (2002) e discutidos a partir da perspectiva da Psicologia histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica, na sua relação dialética com o meio social historicamente situado. O estudo resultou em cinco eixos, dos quais trataremos, no presente estudo, apenas um deles, que se refere às características da queixa escolar. Menciona-se que, nesse eixo, apresenta-se a problemática de que, segundo os participantes, a ausência da família no processo escolar da criança vem implicando no fracasso escolar desta. Espera-se que essas reflexões possam estimular os professores pesquisados a pensarem sobre as queixas produzidas sobre os alunos e os elementos que se aliam ao fenômeno e, assim, poder construir um novo arcabouço interpretativo para as dificuldades no processo de escolarização dessas crianças. Considera-se, também, que as dificuldades não são exclusivas das crianças, mas articuladas a toda uma dinâmica educacional e institucional, incluindo as condições de trabalho dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Euristela Barreto Sodré, Secretaria Municipal de Educação de Petrolina

Mestre em Psicologia (UNIVASF)

Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro – BA

Lucivanda Cavalcante Borges de Sousa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora efetiva do curso de graduação em Psicologia e pós graduação stricto sensu em Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do desenvolvimento e psicologia escolar/educacional. Tem interesse nos temas: interação social, metas de socialização e desenvolvimento infantil, parentalidade, educação e cultura. Coordena o Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento Infanto/juvenil e Processos Psicossociais - LEDIPPSI Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba, Doutorado e Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2023-09-24

Como Citar

Barreto Sodré, E., & Cavalcante Borges de Sousa, L. (2023). A QUEIXA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(31), 232–259. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2171