DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE

UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA

Autores

  • Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Marcia Bento Moreira Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação, Formação Docente, Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este artigo é resultante de revisão bibliográfica e o seu objetivo foi melhor compreender os questionamentos por que passam a educação,  nos quais se evidencia a necessidade de mudanças em seus mais diversos âmbitos, principalmente na prática de ensino, surgindo a interdisciplinaridade como uma possibilidade para viabilizar uma educação que rompa os compartimentos estanques das capacidades isoladas. Tentou-se com o presente texto, refletir como a universidade pode buscar uma nova linguagem no seu fazer educativo que tenha rebatimento imediato na formação docente. Para tanto, o ensino interdisciplinar requer, entre outros aspectos, uma mudança de atitude dos que ensinam e aprendem na sua forma de compreender o mundo e aceitar que o seu papel junto aos sujeitos aprendizes é o da mediação. Vive-se um momento novo na sociedade, onde as informações estão ao alcance de todos através das tecnologias de comunicação, portanto, é na formação docente que a perspectiva interdisciplinar de ensino precisa ser aprimorada, para atender as demandas atuais colocadas para a educação. Por outro lado, a escola necessita de estratégias de ensino inovadoras, criativas e flexíveis, que permitam aos vários docentes trabalharem ao mesmo tempo um mesmo conteúdo com olhares diferenciados, oferecendo ao aluno uma visão de totalidade do fenômeno estudado. Esta prática, certamente, dará significado ao processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Dra. Desenvolvimento Sócio ambiental

    Docente dos mestrados Extensão Rural e

    Ciências da Saúde e Biológicas da UNIVASF.

  • Marcia Bento Moreira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Dra. em Medicina veterinária

    Coordenadora do Mestrado em Extensão Rural e

    Docente do Mestrado em Ciências da saúde e

    Biológicas da UNIVASF.

Downloads

Publicado

2017-04-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA. (2017). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(12). https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/22

Artigos Semelhantes

1-10 de 505

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.