ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR UM AMBIENTE PROMOTOR DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA

UMA REVISÃO

Autores

  • Aline Gleicy Lopes de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Aprendizagens socioemocionais, Base Nacional Comum Curricular, Competências socioemocionais, Educação socioemocional, Primeira infância.

Resumo

As aprendizagens socioemocionais aplicadas desde a primeira infância são capazes de potencializar o sucesso profissional, pessoal e social dos indivíduos na fase adulta. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura para compreender a importância de construir um ambiente promotor de educação socioemocional desde a primeira infância. Em um levantamento da literatura em julho de 2022, foram selecionados 11 artigos incluídos segundo os critérios de elegibilidade. A partir da análise dos artigos verificou-se que 54% demonstraram a necessidade do desenvolvimento das competências socioemocionais desde a primeira infância, 28% consideraram importante a participação da família e docentes para a promoção das competências socioemocionais, 18% julgaram importante a utilização de práticas pedagógicas lúdicas para aprendizagem das habilidades socioemocionais. Portanto, conclui-se que quando as crianças aprendem a identificar e gerir suas emoções e a reconhecer as emoções dos outros indivíduos por meio da ludicidade, promovendo experiências significativas desde a tenra idade é possível promover a educação socioemocional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Gleicy Lopes de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Psicopedagoga

Mestranda em Educação, Culturas e Identidades – UFRPE/FUNDAJ

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Lopes de Oliveira, A. G. (2023). ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR UM AMBIENTE PROMOTOR DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2329