ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES

Autores

  • Mirela Nayara Gomes dos Santos Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco
  • Liberalina Santos de Souza Gondim Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco

Palavras-chave:

Ensino remoto, Saúde mental, Tecnologia

Resumo

Durante o isolamento social em virtude da pandemia da COVID-19, o ensino remoto passou a substituir o ensino presencial. Desta forma, o presente estudo buscou compreender a relação entre a saúde mental de professores da educação básica e o ensino remoto, bem como analisar os desafios enfrentados pelos professores para lidar com as tecnologias e descrever quais foram as estratégias utilizadas pelos professores para o cuidado a sua saúde mental. Realizou-se uma pesquisa de campo de caráter descritivo e exploratório, sobre a perspectiva quanti-qualitativa com 6 professores, que responderam a uma entrevista semiestruturada. A pesquisa foi iniciada apenas após a submissão e aprovação pelo comitê de ética do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP/PE sob o parecer com protocolo nº 5.307.582 e CAAE 55947421.4.0000.5201. A análise textual foi realizada pelo software Iramuteq por meio da Análise de Estatísticas Textuais e a Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados organizaram-se em seis classes:  Saúde mental, Relações dos professores com pais e alunos, suporte técnico e formações dos professores, Retorno no ensino híbrido, Interfaces trabalho-família e uso das tecnologias. Conclui-se que as mudanças ocasionadas pela pandemia e os desafios imposto pelo ensino remoto, trouxeram implicações na saúde mental do docente, ocasionando o agravamento de problemas como ansiedade, estresse e fadiga.

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Biografia do Autor

Mirela Nayara Gomes dos Santos, Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco

Graduada em Letras pela Universidade de Pernambuco - UPE

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC

Pós-graduada em Gestão Educacional pela Universidade de Pernambuco - UPE

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco - FACESF

Liberalina Santos de Souza Gondim, Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco

Doutoranda em Psicologia - Universidade Federal da Bahia (UFBA)

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Publicado

2024-04-20

Como Citar

Santos, M. N. G. dos, & Santos de Souza Gondim, L. (2024). ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2330