A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA

APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Drogas, Redução de Danos, Orientação educacional

Resumo

O uso de drogas na juventude é uma prática comum no Brasil e em outros países, sobretudo o álcool, psicoativo mais utilizado entre adolescentes em fase escolar, como revelam pesquisas brasileiras. Diante desse cenário, o manuscrito em questão resultou de uma pesquisa bibliográfica que avaliou alguns trabalhos publicados nos anais do Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas, realizado no ano de 2019. Tais materiais serviram de subsídios para a constituição de um referencial teórico que debatesse a Redução de Danos como enfoque preventivo-educativo à luz da literatura sobre Orientação Educacional. Nesse alinhamento, o artigo seguiu três propósitos: (1) descrever um breve panorama do consumo do álcool e ouras drogas, tendo em face o alastramento histórico das práticas educativas proibicionistas; (2) oferecer aportes teóricos acerca da pedagogia redutora de danos na abordagem sobre o álcool e outras drogas na escola e (3) discutir o potencial da Orientação Educacional nas praticavas preventivas centrada da Redução de Danos. Nessa conjuntura, o constructo defende as práticas redutoras de danos como mais sensíveis e acolhedoras na ótica reflexiva e protetiva da Orientação educacional, não apenas para os estudantes, mas caminhando para uma Orientação educacional holística e que se preocupe com as dimensões preventivo-educativas que assegurem a qualidade de vida da comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Coelho, IOC/FIOCRUZ

Licenciado em Ciências Biológicas (FFP/UERJ/2003) e em Pedagogia (UNIFAVENI/2022).  Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde (NUTES/UFRJ/2006). Doutor em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/Fiocruz CAPES NOTA 7), com Tese premiada pelo Prêmio Anual IOC de Teses Alexandre Peixoto (edição 2020). Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química (PEQui/UFRJ). Desenvolve atividades de Ensino/Pesquisa/Extensão no campo de Educação sobre Drogas e Redução de danos, com ênfase na formação de professores. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED/UERJ) e Pesquisador/Docente colaborador do Programa Strictu senso em Ensino de Biociências e Saúde (PGEBS) do Instituto Oswaldo do IOC/Fiocruz. Professor responsável pelos cursos em Educação sobre Drogas do Programa de Formação continuada de Professores da Fundação CECIERJ (Prática docente). Idealizador e coordenador do Projeto de Educação Popular em Ciências (PEPCiências) do núcleo CEPAP. Membro da Associação Brasileira Multidisciplina de Estudos sobre Drogas, representando a ABRAMD Educação Rio. Membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBenBio). 

Georgianna Santos, UNIVASF

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Pós-doutorado em andamento pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Química (PeQui/UFRJ). Mestrado e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde - EBS/FIOCRUZ/RJ (Conceito CAPES 7). Docente da Universidade Federal Vale do São Francisco - UNIVASF. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Colaboradora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Neuroeducação(IFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais didáticos, ludicidade, formação de professores, metodologias ativas, educação para a saúde e Ensino de Ciências.

Maria de Lourdes da Silva, UERJ

Professora Associada da Faculdade de Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro na cadeira de História da Educação (2012). Realizou Pós-Doutorado em História da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPEd/UERJ (2010/2012), na modalidade PNPD/FAPERJ. Doutora em História Política na Universidade do Estado do Rio de Janeiro com concentração na linha de pesquisa Política e Cultura (2009). Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Bacharel e licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1989). Atualmente, é professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química (PEQui), no Instituto de Química - IQ/UFRJ. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Drogas - GPED/UERJ, em parceria com o Professor Francisco Coelho.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Coelho, F., Santos, G., & da Silva, M. de L. (2023). A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2357