PERCEPÇÃO DISCENTE ACERCA DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA APLICADA EM UM CURSO DE MEDICINA

Autores

  • Elienay Reis Dias Universidade Federal do Maranhão/Imperatriz-MA
  • Antônia Iracilda e Silva Viana Universidade Federal do Maranhão/Imperatriz-MA
  • Anderson Gomes Santana Nascimento Universidade Federal do Maranhão/Imperatriz-MA
  • Michelli Erica Souza Ferreira Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problema, Percepção, Ensino médico

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Problema (PBL, do inglês, problem-based learning) é uma metodologia ativa de ensino aplicada em muitas universidades e atualmente em um curso de medicina do nordeste brasileiro. Para obter o ponto de vista dos alunos do referido curso sobre a metodologia aplicada, este trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos discentes sobre o PBL aplicado no Eixo Integrador pertencente a graduação em medicina. O estudo foi do tipo observacional com participação de 96 alunos, os quais responderam ao questionário Dundee Ready Educational Environment Measure (Dreem). O parecer de aprovação ética consta com registro CAAE: 53409621.0.0000.5086. As dimensões de percepções pontuaram: percepção da aprendizagem 26,6/48 pontos, percepção em relação aos docentes 25,7/ 44 pontos, percepção dos resultados acadêmicos 19,8/32 pontos, percepção do ambiente em geral 25,4/48 pontos, percepção das relações sociais 14,3/28 pontos. A percepção geral sobre o PBL foi de 120/200 no ciclo básico e 105,7/200 no ciclo clínico. Os estudantes possuem uma boa percepção em relação a metodologia, porém necessita de melhorias para aumentar a eficácia da didática desenvolvida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elienay Reis Dias, Universidade Federal do Maranhão/Imperatriz-MA

Graduanda em Medicina na Universidade Federal do Maranhão

Antônia Iracilda e Silva Viana, Universidade Federal do Maranhão/Imperatriz-MA

Doutorandq em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão.

Docente na Universidade Federal do Maranhão

 

Anderson Gomes Santana Nascimento, Universidade Federal do Maranhão/Imperatriz-MA

Doutorando em Ciências da Saúde - PPGCS/UFMA.

Professor do curso de medicina na Universidade Federal do Maranhão

 

Michelli Erica Souza Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários. Professora de Medicina da UFMA/Imperatriz

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Reis Dias, E., Iracilda e Silva Viana, A., Gomes Santana Nascimento, A., & Souza Ferreira, M. E. (2023). PERCEPÇÃO DISCENTE ACERCA DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA APLICADA EM UM CURSO DE MEDICINA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2378