PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA DAS COMUNIDADES DE FUNDO DE PASTO E SUAS RELAÇÕES COM A CAATINGA

Autores

  • Rosiane Rocha Oliveira Santos Facape
  • Maria Herbênia Lima Cruz Santos UNEB
  • Carlos Alberto Batista dos Santos UNEB

Palavras-chave:

Comunidades, Comunidades tradicionais, Semiárido, Sistema Produtivo, Fundo de Pasto

Resumo

As comunidades de fundo de pasto são comunidades tradicionais que desenvolvem um sistema produtivo próprio a partir das condições edafoclimáticas do Semiárido e das características do bioma Caatinga nas regiões norte e oeste do estado da Bahia. Esse sistema pressupõe o uso comunal da terra para a produção agrossilvipastoril desenvolvido por pessoas com forte grau de parentesco e compadrio. As comunidades de fundo de pasto existem há séculos nessa região, mas só no final do século XX conquistaram reconhecimento jurídico e político. Nesse cenário, ganham notoriedade estudos desenvolvidos por pessoas e instituições sobre essas comunidades, constituindo uma literatura internacional sobre o tema. Desse modo, o presente trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo identificar como a literatura aborda as relações entre as comunidades de fundo de pasto e a Caatinga. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa de literatura, de abordagem qualitativa e de cunho descritivo. A sumarização dos textos foi realizada com o software StArt e a análise dos dados foi realizada com o uso do software Iramuteq utilizando a análise de conteúdo. Como principais resultados a pesquisa aponta que há uma relação intrínseca das comunidades de fundo de pasto com a Caatinga não só no que tange ao seu sistema produtivo, mas na construção de sua identidade coletiva como comunidade tradicional. Como conclusões aponta-se que enquanto as comunidades dependem das potencialidades da Caatinga para desenvolver seu sistema de produção, esta é diretamente beneficiada pelas comunidades, constituindo-se, assim, uma relação interdependente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiane Rocha Oliveira Santos, Facape

Doutoranda em Ecologia Humana pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade Afonso Cláudio (FAAC). Especialista em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é professora e Coordenadora Pedagógica da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), Professora substituta da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina e Professora Colaboradora do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) na modalidade EaD. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Contextualizada, Livros Didáticos, Convivência com o Semiárido, Educação para as relações étnico-raciais, Inclusão da pessoa com deficiência na educação.

Maria Herbênia Lima Cruz Santos, UNEB

Doutora em Agronomia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Universidade do Estado da Bahia

Carlos Alberto Batista dos Santos, UNEB

Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE)

Universidade do Estado da Bahia

Downloads

Publicado

2023-12-26

Como Citar

Rocha Oliveira Santos, R., Lima Cruz Santos, M. H., & Batista dos Santos, C. A. (2023). PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA DAS COMUNIDADES DE FUNDO DE PASTO E SUAS RELAÇÕES COM A CAATINGA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32), A03 01–31. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2398