INOVAÇÕES EDUCATIVAS NA DIMENSÃO DE CURRÍCULO

UMA PROPOSTA PARA ITINERÁRIOS FORMATIVOS

Autores

  • Tatiane Nakasone USP

Palavras-chave:

Empreendedorismo social, Projeto de vida, Novo Ensino Médio

Resumo

O Novo Ensino Médio, que passou a vigorar como obrigatório a partir de 2022 e que foi suspenso em 2023, tem sido alvo de questionamentos e dúvidas. A presença do empreendedorismo entre os eixos estruturantes dos Itinerários Formativos é uma das questões que levanta receios e críticas. Há uma desconfiança em relação ao aparente caráter neoliberal deste novo modelo e ao possível foco na formação de uma mão de obra tecnicista, o que pode levar a um reforço de desigualdade entre escolas públicas e privadas e de um sistema pautado no pensamento acrítico e excessivamente focado em produtividade e desempenho. Este trabalho entende essas críticas como importantes pontos de atenção e, levando-as em conta, busca fazer uma análise de caminhos possíveis para que esses perigos reais sejam potencialmente contornados e os receios não venham a se tornar realidade. Por meio de uma discussão teórica entre o campo do empreendedorismo e da educação, buscamos contribuir para responder a pergunta: como trabalhar o empreendedorismo nos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio visando a diminuição de desigualdades sociais? O trabalho aponta os seguintes pontos a serem observados: clareza conceitual sobre a concepção de empreendedorismo e competências empreendedoras; conexão entre empreendedorismo e projeto de vida; e, adequação das metodologias a serem utilizadas para se trabalhar este eixo.

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Biografia do Autor

Tatiane Nakasone, USP

Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 

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Publicado

2024-03-09

Como Citar

Nakasone, T. (2024). INOVAÇÕES EDUCATIVAS NA DIMENSÃO DE CURRÍCULO: UMA PROPOSTA PARA ITINERÁRIOS FORMATIVOS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33), A03 01–26. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2402