EVOLUÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA GESTÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL

ANÁLISE DO PERÍODO 2004-2017

Autores

  • Nádja Shirlley de Andrade Cavalcante Faculdade Irecê- FAI
  • Morganna Thinesca Almeida Silva Faculdade Irecê (FAI)
  • Cleuton Machado Cavalcante Faculdade Irecê (FAI)
  • Rodrigo Alves Bezerra Faculdade Irecê (FAI)
  • Roberta Muriel Cardoso Carta Consulta

Palavras-chave:

Avaliação de curso, Educação Superior, Gestão de Curso

Resumo

No Brasil, o sistema de avaliação da educação superior passou por mudanças, que fizeram com que as Instituições de Ensino Superior (IES) buscassem desenvolver modelos acadêmico-gerenciais que pudessem subsidiar avanços para estas instituições e seus cursos. Diante disso, essa pesquisa buscou verificar se as mudanças nos instrumentos de avaliação de curso, publicados desde a implantação do SINAES (2004) até o ano de 2017, contribuíram positivamente para a gestão dos cursos de graduação. A metodologia deste estudo possui características de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Na análise dos dados foram considerados os 30 instrumentos de avaliação de cursos publicados pelo INEP no período entre 2004 e 2017. A análise foi realizada a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelaram uma evolução nos instrumentos de avaliação de cursos, que têm buscado incorporar critérios que proporcionam maior flexibilidade na organização e gestão acadêmica. Esses critérios foram identificados como elementos essenciais para aprimorar a gestão das IES, permitindo aos gestores uma análise autônoma e aprofundada sobre a condução de seus processos internos. Além disso, constatou-se um avanço qualitativo em relação aos instrumentos normativos desenvolvidos pelo INEP/MEC. Portanto, os resultados obtidos neste estudo evidenciam a importância dos instrumentos de avaliação de cursos na gestão efetiva das IES. As mudanças implementadas nesses instrumentos ao longo do período analisado fez com que evoluíssem para uma abordagem mais flexível e abrangente, permitindo aos gestores uma visão mais holística e estratégica no planejamento e na tomada de decisões. Dessa forma, este trabalho oferece valiosas reflexões aos gestores de cursos de graduação, encorajando-os a adotar uma abordagem estratégica em seus processos de gestão a partir dos instrumentos de avaliação.

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Biografia do Autor

Nádja Shirlley de Andrade Cavalcante, Faculdade Irecê- FAI

Mestra em Administração - Gestão de Organizações de Educação Superior

Especialista em Docência do Ensino Superior

Especialista em Saúde do Trabalhador

Faculdade Irecê (FAI)

Diretora Acadêmica da FAI
http://lattes.cnpq.br/4518415696443932

Morganna Thinesca Almeida Silva, Faculdade Irecê (FAI)

Mestre em Biociências – fisiologia/farmacologia

Especialista em farmacologia clínica, farmácia clínica e prescrição farmacêutica

Faculdade Irecê (FAI)

Docente FAI

http://lattes.cnpq.br/1370186142096453

 

Cleuton Machado Cavalcante, Faculdade Irecê (FAI)

Mestre em saúde Coletiva

Especialista em saúde do Trabalhador

Faculdade Irecê (FAI)

Docente da FAI

http://lattes.cnpq.br/9128083208798076

Rodrigo Alves Bezerra, Faculdade Irecê (FAI)

PósDoc em Genética
Doutor em Genética e Biologia Molecular
Faculdade Irecê (FAI)
Coordenador do curso de Medicina Veterinária da FAI
 http://lattes.cnpq.br/9250115206750409 

Roberta Muriel Cardoso, Carta Consulta

Doutora em Educação

Mestre em Administração

Carta Consulta

Assessora e consultora de Instituições de Educação Superior

Diretora Executiva da Carta Consulta

http://lattes.cnpq.br/7633441258391785

 

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Publicado

2024-03-18

Como Citar

Shirlley de Andrade Cavalcante, N., Thinesca Almeida Silva, M., Machado Cavalcante, C., Alves Bezerra, R., & Muriel Cardoso, R. (2024). EVOLUÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA GESTÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL: ANÁLISE DO PERÍODO 2004-2017. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33), A01 1–24. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2586