A EDUCAÇÃO TRANS PANDEMIA

UM ENLACE ENTRE AS PESQUISAS E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Covid-19;, Ensino Remoto, Ensino Híbrido

Resumo

Este estudo, qualitativo de natureza descritiva, tem por objetivo analisar as repercussões da pandemia de Covid-19 no ensino básico brasileiro durante e após o período crítico da pandemia e, para isso, apoia-se em duas estratégias metodológicas: estado da arte e análise documental. Para o estado da arte, foram consultados os repositórios da Capes, da SciELO e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, filtrados pelo tema e que tivessem sido publicados entre 2020 e 2022. A análise documental se deu a partir do levantamento de textos jornalísticos nas edições diárias online dos jornais “O Estado de São Paulo”, “OVALE” e “Portal G1”, publicados entre 1º de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022. Os resultados revelam as dificuldades enfrentadas por professores e alunos durante a pandemia, com destaque para a defasagem de aprendizagem e o retrocesso na educação. Conclui-se, dessa análise, que há um anseio em unir os setores envolvidos na educação para a implementação de novos formatos e metodologias educacionais, que atendam às necessidades dos alunos dos vários níveis de ensino no Brasil, inclusive o ensino híbrido, no intuito de reverter as perdas e as sequelas que marcaram os alunos e o trabalho docente, e contribuir para o aprendizado dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Jerônimo Valeriano, Universidade de Taubaté

Jornalista e Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté.

Patricia Ortiz Monteiro, Universidade de Taubaté

Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté/SP Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá/RJ

Downloads

Publicado

2024-04-20

Como Citar

Valeriano, C. J., & Ortiz Monteiro, P. (2024). A EDUCAÇÃO TRANS PANDEMIA: UM ENLACE ENTRE AS PESQUISAS E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2619