LITERATURA DE TERROR

QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?

Autores

  • Aline Ferreira Da Silva Oliveira Universidade Estadual de Goiás
  • Josélia Batista Dias de Souza Universidade Federal de Catalão e Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Literatura, Leitura, PIBID, Terror

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado do exame feito acerca de quais são as limitações e as perspectivas dos docentes em torno do uso do subgênero de literatura de terror no ensino de alunos do Ensino Fundamental II numa escola pública de Campos Belos-GO. As metodologias empregadas foram baseadas na abordagem qualitativa, aplicando-se a pesquisa bibliográfica, bem como um relato de experiência de autoria própria elaborado durante o período de bolsista do programa PIBID em 2018. E ainda, foi realizada uma pesquisa de opinião durante o mês de novembro de 2021 por meio do levantamento das opiniões de docentes de língua portuguesa em torno do subgênero conto de terror. A pesquisa apontou que o subgênero conto de terror ainda é pouco explorado pelos professores. Contudo, é possível que este recurso educativo literário possa ocupar um lugar de maior relevância no ensino desta etapa formativa, especialmente se for considerado o potencial que este tem de incentivar o desenvolvimento da leitura, da escrita e da curiosidade dos alunos da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Ferreira Da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. 

Josélia Batista Dias de Souza, Universidade Federal de Catalão e Universidade Estadual de Goiás

Mestra em Gestão Organizacional, Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Mestra em Gestão e Auditoria Ambiental, Universidad Internacional Iberoamericana (UNIB). Administradora, Servidora Municipal e Docente Substituta na Universidade Estadual de Goiás. 

Downloads

Publicado

2024-04-20

Como Citar

Oliveira, A. F. D. S., & Souza, J. B. D. de. (2024). LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2630