USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO PRÁTICO DA RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE

Autores

  • Lara Vitória Sousa Marinho Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.
  • Tawane Alves Montagnoli Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.
  • Amanda Braga Dantas Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.
  • Matheus Rodrigues Lopes Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) https://orcid.org/0000-0002-3719-4131
  • Vicente da Silva Monteiro Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.

Palavras-chave:

Educação Médica, Aprendizagem Baseada em Problemas, Relações Médico-Paciente, Métodos de Estudo de Matéria Médica, Estudantes de Medicina

Resumo

A educação médica atual deve-se basear, prioritariamente, nas metodologias ativas de ensino que envolvam vertentes biológicas, sociais, psíquicas e culturais para a aprendizagem médica. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi relatar, sob viés analítico-reflexivo, a percepção discente acerca do uso da dramatização no ensino da relação médico-paciente. Foi realizada atividade com vinte e seis discentes do segundo período de graduação em Medicina, dividida em três etapas distintas: leitura temática, peça teatral e roda de conversa em relação aos aspectos positivos e negativos das encenações. Ao término da atividade, os discentes responderam a um questionário sobre a satisfação, a relevância da dinâmica e a importância de se abordar o tema desde o início da formação médica. Evidenciou-se que os discentes consideraram a atividade como muito boa (54%), totalmente relevante (54%) e de abordagem muito importante desde o início da formação acadêmica (88%). Além disso, constatou-se que a atividade estimulou a comunicação efetiva, empatia e trabalho em equipe entre os participantes. A atividade permitiu aos alunos a conscientização em relação à importância de uma boa relação médico-paciente no exercício da Medicina. O método de dramatização utilizado durante a atividade foi considerado pelos discentes como um formato pedagógico inovador e interdisciplinar, cumprindo com os pré-requisitos da Aprendizagem Baseada em Problemas.

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Biografia do Autor

Lara Vitória Sousa Marinho, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.

Discente do Curso de Medicina

Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso-BA

Tawane Alves Montagnoli, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.

Discente do Curso de Medicina

Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso-BA

 

Amanda Braga Dantas, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.

Discente do Curso de Medicina

Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso-BA

Matheus Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutor em Ciências (Unicamp)

Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso-BA

Vicente da Silva Monteiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.

Mestre em Extensão Rural (UNIVASF)

Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso-BA

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Publicado

2024-04-20

Como Citar

Marinho, L. V., Montagnoli, T., Dantas, A., Lopes, M., & Monteiro, V. (2024). USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO PRÁTICO DA RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2648

Edição

Seção

Relatos de Experiências