PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO COLABORATIVA DO COMPONENTE CURRICULAR ESTAÇÃO DOS SABERES VI

EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ATIVA E PROTAGONISMO DISCENTE

Autores

  • Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues Universidade do Estado da Bahia
  • Tiago Santos Sampaio Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14966428

Palavras-chave:

Estação dos Saberes VI, Planejamento, Colaboração, Aprendizagem, Protagonismo discente, Novo Ensino Médio

Resumo

Com a recente reforma do Ensino Médio, novos componentes curriculares foram implementados com o objetivo de atender à Base Nacional Comum Curricular. Neste contexto, os componentes Estações dos Saberes foram propostos como espaços de desenvolvimento do protagonismo estudantil, caracterizado pela dinamicidade metodológica e pelo aprender a fazer. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir, por meio de um relato de experiência, a organização do componente Estação dos Saberes VI em uma escola estadual da cidade de Salvador, Bahia, destacando os movimentos de colaboração e participação dos estudantes na construção de uma proposta de ensino-aprendizagem. O planejamento e organização do componente de modo colaborativo se traduziram em atividades propostas pelos educandos, como rodas de conversa, campanhas de sensibilização e jogos, que evidenciaram a proficuidade do protagonismo discente e os desafios de conduzir um plano de trabalho participativo. A partir da discussão com autores de base construtivista e crítica, reiteramos a relevância da mediação docente no processo de ensino-aprendizagem e a importância da participação ativa do discente no planejamento e execução de atividades como premissa central de uma aprendizagem mais dinâmica e significativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues, Universidade do Estado da Bahia

    Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Educação a Distância: gestão e tutoria (UNIASSELVI). Bacharel em Psicologia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Psicanalista (Escola de Formação- NAPSI). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor de Biologia no Colégio Estadual São Daniel Comboni, Salvador, Bahia. Coordenou oficinas terapêuticas de poesia em estágio supervisionado no Instituto de Convivência, Estudo e Pesquisa Nise da Silveira (ICEP). Atuou como bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no subprojeto intitulado Ensino e Pesquisa: articulação possível (2012 - 2014) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Foi bolsista CNPq de Iniciação Científica (IC) por uma ano e voluntário de IC por dois anos na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Leitura e Contação de Histórias (GPELCH) - UNEB. Pesquisa Contação de histórias e terapêutica de linguagem.

  • Tiago Santos Sampaio, Universidade do Estado da Bahia

    Doutorando em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Superior pela UNEB e Bacharel em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor da UNEB desde 2009, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na gestão universitária, atuou na Coordenação de Colegiado, como Assessor de Comunicação da UNEB e Assessor da Reitoria. Suas áreas de atuação concentram-se em Gestão do Conhecimento e da Comunicação; Teorias da Comunicação, Análise do Discurso, Estudos Culturais, Políticas de Comunicação e Comunicação Comunitária.

Downloads

Publicado

2025-03-04

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

CARNEIRO DO CARMO RODRIGUES, Abraão; SANTOS SAMPAIO, Tiago. PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO COLABORATIVA DO COMPONENTE CURRICULAR ESTAÇÃO DOS SABERES VI: EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ATIVA E PROTAGONISMO DISCENTE . Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 36, p. R1 01–27, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14966428. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2667. Acesso em: 12 ago. 2025.