IMUNOJOGO – UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE IMUNOLOGIA COM ALUNOS COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO

Autores

  • Amanda Santos Antunes Universidade Federal Fluminense
  • Fernanda Serpa Cardoso Universidade Federal Fluminense
  • Sonia Regina Alves Nogueira Universidade Federal Fluminense
  • Natan Mello Zefiro Universidade Federal Fluminense
  • Marcelo Salabert Gonzalez Universidade Federal Fluminense
  • Carla Eponina de Carvalho Pinto Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

ensino de biologia, sistema imunológico, superdotação, metodologias ativas

Resumo

A pandemia desencadeada pelo novo Coronavírus, SARS-CoV-2, tem impactado globalmente, destacando a relevância do conhecimento sobre a imunidade, que deve ser integrado ao currículo desde os estágios iniciais da educação. As escolas devem ser espaços inclusivos e dentre o público-alvo da educação inclusiva estão os alunos superdotados que demandam atividades suplementares e desafiadoras. O presente artigo propõe relatar os resultados da criação, da aplicação e do aprimoramento de um jogo de tabuleiro (ImunoJogo) que faz parte do projeto realizado durante um workshop na Universidade Federal Fluminense em 2020, voltado para alunos superdotados atendidos pelo grupo Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências (DIECI UFF), cujo tema central foi Sistema Imunológico. Os alunos foram desafiados a resolver estudos de casos clínicos, participar de um jogo sobre o Sistema Imunológico e desenvolver material didático para enriquecer as aulas de Ciências e Biologia. As sugestões dos alunos superdotados permitiram o aprimoramento do jogo de tabuleiro utilizado no workshop. Constatou-se que esses alunos, quando desafiados, concentram-se e engajam-se nas tarefas propostas, resultando na criação de materiais úteis para os demais estudantes do ensino básico.

    

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Biografia do Autor

  • Amanda Santos Antunes, Universidade Federal Fluminense

    Mestra e Doutoranda em Ciências e Biotecnologia -UFF

    Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Biologia, Campus do Gragoatá, Niterói, RJ, Brasil.

    Docente na SEEDUC-RJ

  • Fernanda Serpa Cardoso, Universidade Federal Fluminense

     Doutora em Ciências e Biotecnologia – UFF

    Docente – Departamento de Biologia Celular e Molecular – UFF

  • Sonia Regina Alves Nogueira, Universidade Federal Fluminense

    Doutora em Ciências - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

    Docente - Departamento de Físico-Química – UFF

  • Natan Mello Zefiro, Universidade Federal Fluminense

     Mestrando em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas - UFF

  • Marcelo Salabert Gonzalez, Universidade Federal Fluminense

    Doutor em Biologia Celular e Molecular - FIOCRUZ

    Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Biologia, Campus do Gragoatá, Niterói, RJ, Brasil Universidade Federal Fluminense, Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Geral, Laboratório de Biologia de Insetos, Campus do Gragoatá, Niterói, RJ, Brasil Instituto Nacional de Entomologia Molecular (INCT-EM), Centro de Ciências da Saúde, Bloco B33, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brazil  Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Física, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

     

  • Carla Eponina de Carvalho Pinto, Universidade Federal Fluminense

    Doutora em Biologia Molecular

    Docente – Departamento Imunobiologia – UFF

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Publicado

2024-11-18

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

IMUNOJOGO – UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE IMUNOLOGIA COM ALUNOS COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(34), R03 - 01. https://doi.org/10.5281/

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