CORPO, DESEJO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE
UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA A PARTIR DE DELEUZE E GUATTARI
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
Corpo, território, cartografia, cognição, SubjetividadeResumo
Este trabalho busca investigar os processos de subjetivação relacionados à prática do triatletismo fundamentado na perspectiva teórica/conceitual de Gilles Deleuze e de Félix Guattari. Como experiência de autorrelato, a presente reflexão parte do interesse em cartografar a experiência do corpo nesse esporte com o objetivo de identificar os elementos componentes da subjetividade e explicitar os dispositivos de subjetivação na trajetória do atleta. O percurso metodológico ocorre a partir de uma revisão da literatura sobre cartografia nos dois autores em interface com a construção de narrativas que podem ser identificadas nas seguintes esferas: na individualidade/singularidade do pesquisador e na sua relação com o coletivo e com as instituições. O presente estudo justifica-se na crença de que cartografar e demarcar a manifestação dos desejos possibilita uma construção dos processos de subjetivação na esfera política, menos alienada à ideologia capitalista, além de criar novos dispositivos de subjetivação. Conclui-se que a construção dos processos de subjetivação mostra-se na dinâmica das experiências com o esporte em contraposição a uma visão ontológica e estática da subjetividade, que pode ser reduzida por uma performance de resultados do corpo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

