UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA PARA O DIAGNÓSTICO DO RENDIMENTO ACADÊMICO NO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL DA UFOB (PERÍODO 2016 A 2023)

Autores

  • Marcelo De Paula Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB
  • Fabiana Alves dos Santos Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Luryane Ferreira de Souza Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Cristiane Toniolo Dias Universidade Federal de Sergipe
  • Danilo Kauã Santana da Silva Universidade Federal do Oeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15619064

Palavras-chave:

Diagnóstico, Ensino, Abordagem Quantitativa, Rendimento Acadêmico, Engenharia Civil

Resumo

Apresentamos um diagnóstico do rendimento acadêmico no curso de bacharelado em Engenharia Civil da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), período de 2016 a 2023. Utilizamos uma abordagem quantitativa, de natureza aplicada, por meio das análises estatísticas descritiva e inferencial, além da modelagem por regressão de quatro componentes curriculares de final do curso. O objetivo é compreender como os componentes curriculares se complementam dentro da atual grade curricular e de que forma isto influencia no rendimento acadêmico de seus estudantes. A hipótese é de que o rendimento acadêmico dos estudantes seja mais heterogêneo no início do curso e mais homogêneo quanto mais próximo do final do curso, e que os rendimentos dos quatro principais componentes de final de curso dependem de componentes básicos da matemática. Os resultados mostraram que, em geral, os componentes que possuem os maiores rendimentos médios apresentaram uma menor variabilidade no rendimento acadêmico e, em contrapartida, os componentes que possuem os menores rendimentos médios apresentaram uma maior variabilidade no rendimento acadêmico. Constatamos que há diferença significativa entre os rendimentos médios detectando sete agrupamentos distintos de componentes curriculares. Além disso, dez duplas de componentes (componente e seu antecessor pré-requisito) não apresentaram diferença significativa no rendimento médio, cinco duplas apresentaram diferença para maior quanto ao seu antecessor e uma única dupla apresentou uma diferença para menor. Quanto aos resultados obtidos via modelagem por regressão, assumindo cada um dos quatro principais componentes curriculares de final de curso como variável resposta, a saber, (i) Projeto Integrado I, (ii) Projeto Integrado II, (iii) Estágio em Engenharia Civil e (iv) Trabalho de Conclusão de Curso II, todos são explicados ou influenciados por um conjunto de componentes curriculares básicos da matemática como como cálculo diferencial e integral, cálculo numérico, geometria analítica e equações diferenciais ordinárias.

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Biografia do Autor

  • Fabiana Alves dos Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia

    Doutora em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) nos cursos de graduação no Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias (CCET-UFOB) e docente pesquisadora no mestrado em matemática da UFOB.

  • Luryane Ferreira de Souza, Universidade Federal do Oeste da Bahia

    Doutora em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (SENAI).  Docente da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) nos cursos de graduação no Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias (CCET-UFOB) e docente pesquisadora no mestrado em matemática da UFOB.

  • Cristiane Toniolo Dias, Universidade Federal de Sergipe

    Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Sergipe, atua no Departamento de Estatística e Ciências Atuariais e também no Programa de Pós-graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. Doutora pelo Programa de pós graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002) e mestrado em Modelagem Computacional - Laboratório Nacional de Computação Científica pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2005). Tem experiência na área de Matemática Aplicada, atua na Área de Propriedade Intelectual, Estatística Aplicada, Tarifação em seguros, Prospecção Tecnológica e Transferência de Tecnologias.

  • Danilo Kauã Santana da Silva, Universidade Federal do Oeste da Bahia

    Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Pesquisador PIBIC do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias.

     

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Publicado

2025-06-08

Como Citar

DE PAULA, Marcelo; ALVES DOS SANTOS, Fabiana; FERREIRA DE SOUZA, Luryane; TONIOLO DIAS, Cristiane; KAUÃ SANTANA DA SILVA, Danilo. UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA PARA O DIAGNÓSTICO DO RENDIMENTO ACADÊMICO NO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL DA UFOB (PERÍODO 2016 A 2023). Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 35, p. A9 01–32, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15619064. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2794. Acesso em: 29 jun. 2025.

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