UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA PARA O DIAGNÓSTICO DO RENDIMENTO ACADÊMICO NO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL DA UFOB (PERÍODO 2016 A 2023)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15619064Palavras-chave:
Diagnóstico, Ensino, Abordagem Quantitativa, Rendimento Acadêmico, Engenharia CivilResumo
Apresentamos um diagnóstico do rendimento acadêmico no curso de bacharelado em Engenharia Civil da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), período de 2016 a 2023. Utilizamos uma abordagem quantitativa, de natureza aplicada, por meio das análises estatísticas descritiva e inferencial, além da modelagem por regressão de quatro componentes curriculares de final do curso. O objetivo é compreender como os componentes curriculares se complementam dentro da atual grade curricular e de que forma isto influencia no rendimento acadêmico de seus estudantes. A hipótese é de que o rendimento acadêmico dos estudantes seja mais heterogêneo no início do curso e mais homogêneo quanto mais próximo do final do curso, e que os rendimentos dos quatro principais componentes de final de curso dependem de componentes básicos da matemática. Os resultados mostraram que, em geral, os componentes que possuem os maiores rendimentos médios apresentaram uma menor variabilidade no rendimento acadêmico e, em contrapartida, os componentes que possuem os menores rendimentos médios apresentaram uma maior variabilidade no rendimento acadêmico. Constatamos que há diferença significativa entre os rendimentos médios detectando sete agrupamentos distintos de componentes curriculares. Além disso, dez duplas de componentes (componente e seu antecessor pré-requisito) não apresentaram diferença significativa no rendimento médio, cinco duplas apresentaram diferença para maior quanto ao seu antecessor e uma única dupla apresentou uma diferença para menor. Quanto aos resultados obtidos via modelagem por regressão, assumindo cada um dos quatro principais componentes curriculares de final de curso como variável resposta, a saber, (i) Projeto Integrado I, (ii) Projeto Integrado II, (iii) Estágio em Engenharia Civil e (iv) Trabalho de Conclusão de Curso II, todos são explicados ou influenciados por um conjunto de componentes curriculares básicos da matemática como como cálculo diferencial e integral, cálculo numérico, geometria analítica e equações diferenciais ordinárias.
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