COMPREENDENDO A PANDEMIA DE COVID-19 A PARTIR DE CONHECIMENTOS ABORDADOS EM BIOLOGIA

UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

  • Francisco Fernandes Ladeira Universidade Estadual de Campinas
  • Vitória Cássia Gabriela de Oliveira Rede Estadual de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14601274

Keywords:

Ensino de Biologia, Vírus, Covid 19, Pandemia

Abstract

Este artigo apresenta uma proposta pedagógica sobre a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), a partir de conteúdos trabalhados na disciplina de Biologia, que faz parte da matriz curricular da educação básica. O percurso didático aqui sugerido está dividido em três tópicos: 1) O que são vírus? 2) Transmissão do novo coronavírus de hospedeiros animais para humanos; e 3) Vacinas e fake news. Em um contexto marcado por grande desinformação sobre as origens e desdobramentos da Covid-19, consideramos que esta proposta de aula de Biologia pode instrumentalizar professores para incentivar o desenvolvimento do “espírito” científico dos educandos, estimulando a criatividade, a curiosidade e a criticidade, habilidades fundamentais na construção de ações cidadãs e de enfrentamento a situações similares, em futuras pandemias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Francisco Fernandes Ladeira, Universidade Estadual de Campinas

    Doutor em Geografia

    Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

  • Vitória Cássia Gabriela de Oliveira , Rede Estadual de Minas Gerais

    Mestra em Educação Científica e Ambiental (UFLA) 

    Professora da Rede Estadual de Minas Gerais 

Published

2025-01-05

How to Cite

FERNANDES LADEIRA, Francisco; OLIVEIRA , Vitória Cássia Gabriela de. COMPREENDENDO A PANDEMIA DE COVID-19 A PARTIR DE CONHECIMENTOS ABORDADOS EM BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 01–23, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14601274. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2832. Acesso em: 24 jul. 2025.

Similar Articles

1-10 of 559

You may also start an advanced similarity search for this article.