SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E O ECLIPSE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14913314

Palavras-chave:

Sistema de educação, Ensino, Legislação educaional, Ensino Médio, Grupos privados de educação, Neoliberalismo

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão sobre a noção de “sistema”, tanto aquele que advém do poder público quanto o apresentado pelos grupos privados de ensino. Para tal, fizemos uma revisão bibliográfica, sobretudo de autores brasileiros, tais como Demerval Saviani, para discussão deste conceito. Também analisamos as legislações nacionais referentes à educação, do Império à Constituição de 1988, no intuito de observar os espaços reservados à educação pública e à educação privada. Pudemos assim então observar em tais legislações que, os objetivos da educação nacional sempre estiveram atrelados a objetivos econômicos, e também que por toda a história educacional brasileira sempre houve uma permissividade à iniciativa privada, em detrimento do fortalecimento da educação pública pensada como um sistema nacional. Exploramos também como essa relação se cristaliza e se fortalece a partir dos anos 1980 por meio de políticas neoliberais. Assim, o texto aqui produzido, conclui uma crítica ao papel do Estado brasileiro na construção de um sistema nacional de educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gleicy Schommer dos Santos, Facape

    Mestre em Sociologia

    Professora na Facape

Downloads

Publicado

2025-02-23

Como Citar

SCHOMMER DOS SANTOS, Gleicy. SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E O ECLIPSE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 35, p. A8 01–33, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14913314. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2856. Acesso em: 2 ago. 2025.