SABERES ANCESTRAIS CAMPONESES, UMA AÇÃO DE EXTENSÃO RURAL NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19, EM EXU PERNAMBUCO, SEMIÁRIDO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14956359Palabras clave:
Ancestralidade, Assessoria Técnica, Conhecimento, SociobiodiversidadeResumen
O presente relato de experiência descreve as ações que foram desenvolvidas pela Associação dos/as Agricultores/as Familiares da Serra dos Paus Dóias (AGRODÓIA), junto à comunidade na Serra dos Paus Dóias, Chapada do Araripe, em Exu, Pernambuco, Brasil, dentro da qual a autora esteve como coordenadora dos processos de assessoria e de acompanhamentos direcionados. O projeto teve como objetivo fortalecer a comunidade Serra dos Paus Dóias, por meio do uso do alimento/remédio e resgate dos conhecimentos ancestrais, produzindo, distribuindo, gerando renda e soberania alimentar nutricional a partir dos produtos e dos saberes coletivos, proporcionando um empoderamento via cuidados com a saúde e bem-estar das famílias envolvidas. Foram adotadas as metodologias participativas, organizadas em cinco etapas: 1) sensibilização e mobilização; 2) diagnóstico participativo; 3) planejamento participativo; 4) execução de atividades; 5) monitoramento, avaliação, acompanhamento e replanejamento. Foram acompanhadas 82 famílias, (420 pessoas), resultando na identificação das práticas do extrativismo de 91 espécies de plantas nativas e cultivadas, e formas de usos, resgate de receitas diversas, com produção de sabão e de fitoterápicos, identificação dos detentores do saber ancestral e distribuição de alimentos locais. Um trabalho, muitas vezes, invisível, que se mostrou muito ativo e presente nas cinco gerações participantes.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

