EDUCAÇÃO INFANTIL ESPECIAL/INCLUSIVA

CRIANÇAS AUTISTAS E COM PARALISIA CEREBRAL EM OCARA-CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Educação Infantil, Inclusão, Autismo, Paralisia Cerebral

Resumo

A escola é um ambiente onde se promove o saber, acolhe e prepara a criança para viver de forma autônoma, independente na sociedade, onde deve participar, interagir e dividir os mesmos espaços com as demais crianças independente de suas limitações, propiciando à proposta da educação especial/ inclusiva. O presente trabalho de pesquisa tem como temática Educação Infantil Especial/Inclusiva: crianças autistas e com paralisia cerebral em Ocara-Ceará, com objetivo de fomentar o conhecimento e entendimento acerca das deficiências para que a inclusão aconteça de fato, desde a primeira infância com a finalidade de promover a interação e inclusão social entre as crianças com deficiências, tanto física, quanto com transtorno do neurodesenvolvimento, contemplando as crianças em suas especificidades típicas e atípicas. A pesquisa é uma abordagem qualitativa, buscando na literatura a visão de autores que dialogam acerca da temática apresentando possibilidades de desenvolvimentos satisfatórios mediante o conhecimento, formação e metodologias utilizadas pelos profissionais do universo escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Meiriane da Silva Pinheiro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

    Mestra em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Unilab; Especialista em Educação Especial e Neuropsicopedagogia pela Prominas; Graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Graduada em Pedagogia pela Kúrios/FAK; Professora Efetiva do Município de Ocara - CE

  • Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Professor no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (Masts/Unilab). É líder do Grupo de Pesquisa Gestão de Políticas Sociais (GPS/CNPq). 

  • Joaquim Silva Pereira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Mestrando em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela UNILAB; Especialista em Gestão Escolar pela UVA/CE; Graduado em Ciências Biológicas pela UECE; Graduado em Pedagogia pela FLATED; Bolsista da FUNCAP; Professor Efetivo do Município de Ocara - CE.

Downloads

Publicado

2025-01-19

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Como Citar

DA SILVA PINHEIRO, Meiriane; XAVIER, Antônio Roberto; SILVA PEREIRA, Joaquim. EDUCAÇÃO INFANTIL ESPECIAL/INCLUSIVA: CRIANÇAS AUTISTAS E COM PARALISIA CEREBRAL EM OCARA-CEARÁ. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 35, p. D22 01–19, 2025. DOI: 10.5281/. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3018. Acesso em: 2 ago. 2025.