REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LAÇO SOCIAL DO PROFESSOR
(IM) PASSE FRENTE O ALUNO MARCADO PELO FASCÍNIO E O ESTRANHO
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
representação social, educação, estranho, inclusãoResumo
O presente artigo recorte da tese de doutorado fundamentada nos pressupostos epistemológicos e teórico-metodológicos da teoria das representações sociais, recebeu o parecer Aprovado pelo Comitê de Ética,sob o número de protocolo 5.192.763 e CAAE 49231421.7.0000.0057.Traz abordagem de cunho qualitativo tendo como objeto de estudo, o encontro do professor com o “aluno-estranho” na sala de aula. Em relação à categoria “aluno-estranho”, explicitamos que nesta pesquisa refere-se a possíveis manifestações: alunos com deficiência (intelectual,física, sensorial) dentre outros. Os objetivos são: apreender as representações sociais de professor acerca do “aluno-estranho” na sala de aula, e a sua implicação sobre a fala e a escuta com vistas a trazer para a familiaridade o que lhe é estranho que possa apontar para um saber fazer referente;identificar o que o professor nomeia de “estranho” na sala de aula e suas vicissitudes na relação educativa; escuta ao professor na sua formação pedagógica sobre o fenômeno do estranhamento; analisar arelevância do processo de apreender as representações sociais de professor sobre o “aluno-estranho” no cotidiano da sala de aula. Os dispositivos utilizados para a colheita foram a entrevista e desenho. Participaram da pesquisa via Google Meet quatro docentes do ensino fundamental (anos finais) e o lócus, uma escola pública estadual. A análise foi baseada nos fundamentos teóricos da Análise de Discurso pecheutiana. E os resultados desvelam que as falas estão ancoradas em representações sociais que versam sobre formação especializada, despreparo da escola, ausência da família, escuta ao professor, “aluno-estranho”, dificuldade do professor no processo de ensinar e aprender. O estudo em suas conclusões aponta para um processo formativo que possibilite ao professor a escuta com vistas a desvelar um novo estilo de que seja possível entranhar o discurso e encontrar um jeito novo desejante de olhar esse aluno na sua singularidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

