DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARENTAIS
UM CAMINHO PARA A PARA PROTEÇÃO E SEGURANÇA ÀS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS EM PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15458493Palavras-chave:
Primeira Infância, Programa primeira infância no SUA / Criança Feliz, Parentalidade positiva, Visitador, FormaçãoResumo
O Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz (Decreto nº 8.869/2016) tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos por meio de práticas parentais positivas, visitas domiciliares e ações intersetoriais. Este estudo, de abordagem qualitativa e exploratória, utilizou a Análise Textual Discursiva (ATD) para examinar questionários aplicados. Os resultados apontaram a relevância da formação continuada, especialmente nos métodos do Guia de Visita Domiciliar (GVD) e cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) para a eficácia das visitas. A pesquisa identificou desafios, como a carência de formação adequada no CDC, a necessidade de maior integração intersetorial e a importância de adaptar as intervenções às particularidades de cada família. Destacou-se a percepção positiva dos visitadores em relação à formação, principalmente sobre parentalidade positiva, vínculo afetivo e desenvolvimento infantil. Contudo, foram relatadas fragilidades, como a falta de apoio dos supervisores e recursos escassos. Conclui-se que o programa é promissor para o fortalecimento das habilidades parentais, mas necessita de melhorias na formação, integração e adequação local.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

