METODOLOGIAS ATIVAS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA

IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Authors

  • Ludmila de Almeida Freire Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ronaldo de Sousa Almeida Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Parente Matias Instituto Federal de Educação de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14653759

Keywords:

Diversidade e diferença, Educação intercultural, Metodologias ativas

Abstract

Este artigo é o recorte de uma pesquisa em fase inicial intitulada “Educação Intercultural Crítica e Metodologias Ativas na formação docente”. Tenciona analisar as contribuições destas Metodologias para o trabalho docente com a diversidade e diferença na Educação Básica. A investigação ocorre de forma interinstitucional entre a Universidade Federal do Ceará, Universidade do Estado de Minas Gerais e Instituto de Educação de Ciência e Tecnologia de Brasília. Apresenta-se uma revisão de literatura, a partir de categorias basilares como a Diversidade e Diferença, trabalhada por Silva (2009); Educação Intercultural, desenvolvida por Candau (2002); e Metodologias Ativas, discutida por Almeida e Valente (2011), dentre outros interlocutores. Defende-se com este estudo uma práxis docente que estimule os alunos do século XXI a aprendizagens autônomas e significativas, bem como se mostre apta a uma educação equânime à sociedade plural

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Ludmila de Almeida Freire, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Doutora em Educação Brasileira (UFC)

    Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais

  • Ronaldo de Sousa Almeida, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em Educação (UFC)

    Docente da Universidade Federal do Ceará

  • Juliana Parente Matias, Instituto Federal de Educação de Brasília

    Mestre em Educação pelo Instituto Politécnico de Santarém – Portugal

    Docente do Instituto Federal de Educação de Brasília

Published

2025-01-15

Issue

Section

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

How to Cite

DE ALMEIDA FREIRE, Ludmila; DE SOUSA ALMEIDA, Ronaldo; PARENTE MATIAS, Juliana. METODOLOGIAS ATIVAS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 35, p. D13 01–19, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14653759. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3148. Acesso em: 23 jul. 2025.

Similar Articles

1-10 of 514

You may also start an advanced similarity search for this article.