Aprendizagem baseada em problemas

uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Claudivan Moreira de Souza
  • Francisco Noberto Neto
  • Jane Eyre Gabriel

Palavras-chave:

formação de professores, problematização contextualizada, construção do saber

Resumo

O presente artigo visa apresentar o potencial da Aprendizagem Baseada em Problemas como um novo modelo de planejamento educacional que tem sido difundido com êxito em cursos de capacitação de profissionais nas mais variadas áreas do conhecimento. Ao contrário dos métodos tradicionais vigentes nas instituições de ensino, inúmeras evidências práticas têm enfatizado que essa inovadora prática de ensino pode ser significativamente mais eficiente no processo de ensino-aprendizagem. Vista por determinados expoentes da Educação como uma excelente alternativa para a melhoria do processo de ensino aprendizagem, tal estratégia baseada na problematização contextualizada dos conteúdos tem se mostrado sensivelmente promissora como estratégia metodológica na árdua tarefa de educar. Assim, o presente artigo objetiva relatar em linhas gerais em que se consiste o método em questão, ressaltando suas vantagens e suas implicações no âmbito educacional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-04-28

Como Citar

de Souza, C. M., Noberto Neto, F., & Gabriel, J. E. (2012). Aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 2(2). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/338

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)