Etnomatemática: resenha sobre a obra Educação matemática:

da teoria à prática de Ubiratam D’Ambrósio

Autores

  • Manoel Pereira da Silva Filho Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Educação, Matemática

Resumo

A obra faz uma reflexão sobre a história da matemática, sua origem e difusão confrontando-a com a realidade atual. Introduz o conceito de etnomatemática, que trata não somente do ensino de Matemática nas diversas etnias, mas também engloba um conceito mais amplo. D’Ambrosio explica o conceito de etnomatemática por meio da junção de três radicais: etno, matema e tica. Etno representa a realidade natural e sociocultural dos povos, matema a arte de saber conviver e tica (habilidades, técnicas). O autor defende a necessidade de modernização dos currículos, principalmente devido ao processo constante de globalização e inovação tecnológica e das características de cada região. Além disso, sugere uma nova proposta de avaliação escolar, valorizando a realização de projetos em grupo, de relatórios e sínteses de aulas. Assim como, rejeita a aplicação de provas escritas e de questionários e a insistência docente de manter os rudimentos do ensino tradicional.

 

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Publicado

2012-04-28

Como Citar

da Silva Filho, M. P. (2012). Etnomatemática: resenha sobre a obra Educação matemática:: da teoria à prática de Ubiratam D’Ambrósio. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 2(2). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/342

Edição

Seção

Resenhas