Atuação do psicólogo no processo de desenvolvimento infantil

relato de experiência de estágio na creche Casa da Criança, em Petrolina-PE

Autores

  • Danilly Rafaelly Martins Cruz Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Elzenita Falcão de Abreu Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

desenvolvimento infantil, estágio básico, creche

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar, através de relatos, as experiências vivenciadas durante o Estágio Básico II, componente curricular do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, desenvolvido na Creche Casa da Criança, na cidade de Petrolina-PE. A fundamentação teórica utilizada abrange conceitos relacionados ao desenvolvimento e à aprendizagem na infância, envolve aspectos como egocentrismo e surgimento da linguagem, peculiares do período pré-operatório, uma das etapas do desenvolvimento humano definidas por Jean Piaget. As atividades realizadas foram compostas por observação, brincadeiras, histórias infantis e outras ações que proporcionaram um espaço lúdico às crianças na faixa etária de 03 anos de idade. A interação e convivência com o público infantil são fatores que diferenciam essa atividade curricular. A experiência adquirida é significativa, pois trouxe consigo uma nova percepção em relação à atuação do Psicólogo em instituições de caráter assistencial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilly Rafaelly Martins Cruz, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduando do curso de Psicologia - UNIVASF

Elzenita Falcão de Abreu, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente orientadora de Estágio Básico em Psicologia - UNIVASF

Downloads

Publicado

2010-06-29

Como Citar

Cruz, D. R. M., & de Abreu, E. F. (2010). Atuação do psicólogo no processo de desenvolvimento infantil: relato de experiência de estágio na creche Casa da Criança, em Petrolina-PE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 1(1). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/346

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)