“Fuxiquinho literário”: a vida e leituras de uma educadora
Palavras-chave:
Leitura, Criatividade, Fuxiquinho LiterárioResumo
A escola é lugar privilegiado para o desenvolvimento da leitura e da escrita, pois é nela que a maioria da população vai ser alfabetizada. Aprender a ler e escrever é apenas o início de uma grande jornada rumo ao conhecimento, é importante ter a leitura como prática constante. Numa sociedade em que livros ainda não são tão acessíveis e em que a tecnologia está cada vez mais presente, privilegiando ações automatizadas, um grande desafio se impõe, a formação do hábito da leitura. Encontramos em iniciativas que brotam de histórias individuais a promoção da leitura como fruição e busca de saberes. Este trabalho, elege, para reflexão, por meio de uma pesquisa etnográfica com o uso de entrevistas, o projeto “Fuxiquinho Literário”, que em meio a uma pequena cidade do sertão, sensibiliza crianças, jovens e adultos à leitura. Busca com amorosidade, curiosidade, criatividade, uma compreensão política e libertadora do ato de ler. Para embasar nosso trabalho, trouxemos as ideias de Freire (2011), Gadotti (2011) e Ribeiro (2023) visando nortear o cunho teórico abordado.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes e práticas necessários à prática docente. São Paulo, Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Cortez editora, 2021a.
FREIRE, Paulo. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 14ª ed., Editora Paz e Terra, 2021b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 2021c.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho. 2011. 122p.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 6ª Ed. Disponível em:
9f813c8aae037b2910d053d407fafc09.pdf. Acesso 08.09.2025
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.
MARTINELLI, Maria Lúcia (org). Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. - São Paulo: Veras Editora, 1999.- (série núcleo de pesquisa;1)
STRAUSS, Anselm L.; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Artmed, 2008.
VYGOSTKI, L.S. Imaginação e criatividade na infância. Tradução de João Pedro Fróis; revisão técnica e da tradução Solange Affeche. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

