As principais dificuldades dos docentes de escolas públicas municipais de Petrolina-PE em aplicar educação ambiental

Autores

  • Elisa Angelica Alves Guedes Faculade Montenegro
  • Andréia Raimunda de Lima Faculade Montenegro
  • Jucileide Queiroz da Silva Faculade Montenegro
  • Annielly Mayara Gomes da Trindade Universidade do Estado da Bahia
  • Antonio Wanderley dos Santos Neto Faculade Montenegro

Palavras-chave:

Educação ambiental, escolas públicas, dificuldades

Resumo

A inserção do estudo de educação ambiental em escolas públicas tem sido algo de grande relevância para tratar de questões ambientais. Desse modo, este estudo teve por objetivo fazer uma análise das dificuldades dos docentes em trabalhar educação ambiental com os alunos. Pôde-se constatar que a maioria dos professores não apresenta dificuldades em trabalhar educação ambiental na escola. Entretanto, outros afirmaram que existem dificuldades para a realização dessa temática, sendo as principais: falta de recursos financeiros, falta de capacitação para docentes e falta de maior comprometimento da comunidade escolar. O campo estudado foram três escolas públicas municipais da cidade de Petrolina-PE escolhidas mediante sorteio, onde 26 professores foram entrevistados. Embora haja interesse por parte da equipe gestora das escolas, percebe-se que ainda existem algumas dificuldades para que esse estudo seja realizado de forma contínua.

 

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Biografia do Autor

Elisa Angelica Alves Guedes, Faculade Montenegro

Pós-graduanda do curso de Gestão Ambiental pela Faculdades Montenegro

Andréia Raimunda de Lima, Faculade Montenegro

Pós-graduanda do curso de Gestão Ambiental pela Faculdades Montenegro

Jucileide Queiroz da Silva, Faculade Montenegro

Pós-graduanda do curso de Gestão Ambiental pela Faculdades Montenegro

Annielly Mayara Gomes da Trindade, Universidade do Estado da Bahia

Co-Orientadora – Mestranda em Horticultura Irrigada, Universidade Estadual da Bahia - UNEB

Antonio Wanderley dos Santos Neto, Faculade Montenegro

Professor da Faculdade Montenegro, Pós-Graduado em Gestão Ambiental

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Publicado

2010-06-29

Como Citar

Guedes, E. A. A., de Lima, A. R., da Silva, J. Q., da Trindade, A. M. G., & dos Santos Neto, A. W. (2010). As principais dificuldades dos docentes de escolas públicas municipais de Petrolina-PE em aplicar educação ambiental. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 1(1). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/352

Edição

Seção

Artigos