Resolução de problema e interdisciplinaridade no currículo de licenciatura em ciências da natureza

de eixo integrador a possibilidade didático-investigativa

Autores

  • Leila Damiana Almeida dos Santos Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Ciências da Natureza, Aprendizagem Baseada em Problemas, Interdisciplinaridade, Eixo Integrador

Resumo

A presente reflexão decorre da experiência partilhada durante o processo de elaboração/execução curricular do curso de licenciatura em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Senhor do Bonfim/BA. Primou-se pela construção de uma matriz curricular centrada em ações problematizadoras e interdisciplinares. Assim, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) torna-se eixo integrador entre os componentes curriculares, pois o curso prevê uma organização didático-metodológica na qual, física, química, ciências da vida e da terra apresentam-se de forma articulada e interdisciplinar, propiciando conhecer o funcionamento da natureza como um todo, além de abordar a cultura científica como eixo transversal. O objetivo desse estudo é compreender como os elementos conceituais e metodológicos, que orientam a ABP e a interdisciplinaridade, podem contribuir para a formação de professores em ciências. O procedimento metodológico consistiu em um estudo bibliográfico em que construções teóricas se aproximaram da experiência vivenciada na licenciatura em questão. Os resultados decorrentes dessa reflexão apontam a possibilidade de o curso de Ciências da Natureza fortalecer-se por essa perspectiva da construção do conhecimento, visto que sua matriz curricular traz como um dos eixos integradores a ABP e três eixos geradores: Meio Ambiente, Seres Vivos e Saúde; Ciência, Tecnologia e Sociedade e Energia e Universo. Decorre desses eixos componentes curriculares que podem conduzir a uma formação contextualizada, como por exemplo: Resolução de Problemas; Ciência no Cotidiano; Sustentabilidade e Cidadania; Educação Ciência e Sociedade e Artigos Científicos. Assim, a base teórica analisada constitui-se como matriz epistemológica necessária à operacionalização dos eixos na organização curricular do curso.

 

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Biografia do Autor

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco

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Publicado

2010-06-29

Como Citar

Souza, L. D. A. dos S. (2010). Resolução de problema e interdisciplinaridade no currículo de licenciatura em ciências da natureza: de eixo integrador a possibilidade didático-investigativa. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 1(1). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/356

Edição

Seção

Artigos