IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Ana Lourdes Moreno Rodrigues Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Kedma Magalhães Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Ensino Médio, Interdisciplinaridade, Educação, Ciências da Natureza

Resumo

A interdisciplinaridade é uma abordagem metodológica que visa à integração, o diálogo, entre as diferentes áreas do saber, superando a concepção fragmentada e tradicional do currículo e contribuindo para uma educação integral. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo analisar a importância do trabalho interdisciplinar na área de ciências da natureza no ensino médio. Esse estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica que teve como ponto de partida as bases legais para o ensino médio: Lei de Diretrizes e Bases (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM); e Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências da Natureza. Além disso, foram analisados livros e artigos científicos, identificando experiências interdisciplinares na referida área, bem como resultados e as dificuldades encontradas pelos professores para desenvolverem trabalhos interdisciplinares. Ao final desse estudo conclui-se que a interdisciplinaridade é importante e necessária para integrar as diferentes áreas do saber, mas ainda são muitos os desafios para que a escola efetive tais práticas.

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Biografia do Autor

Ana Lourdes Moreno Rodrigues Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Especialista em Docência em Biologia - Univasf

Kedma Magalhães, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora Dra. - Univasf

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Publicado

2016-12-06

Como Citar

Silva, A. L. M. R., & Magalhães, K. (2016). IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 6(11). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/39

Edição

Seção

Artigos