COMPONENTE PRODUÇÃO TEXTUAL
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA NO CURRÍCULO
Palavras-chave:
educação médica, formação médica, Produção Textual, comunicação em saúdeResumo
Introdução: No Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) sinaliza-se que é preciso assegurar o estudo de habilidades de comunicação. Nesse sentido, incluiu-se na matriz curricular o componente Produção Textual, que inexiste nos cursos de graduação da área de saúde ou áreas que não sejam específicas de Letras ou Educação. Objetivos: Descrever a percepção dos estudantes de Medicina da UNEB sobre a aplicabilidade do Componente Curricular Produção Textual, verificando se, esse componente contribui para a habilidade de leitura e de escrita, para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além da escrita de anamneses e relatórios médicos. Metodologia: Estudo transversal, observacional com abordagem quantitativa e qualitativa. Um questionário, com questões abertas e fechadas, foi aplicado aos alunos de Medicina da UNEB do primeiro, segundo e oitavo semestres, contendo questões relacionadas ao componente curricular, como conteúdos, carga horária, aplicabilidade dos conhecimentos e habilidades desenvolvidas como as estratégias de leitura e de escrita, além de questões sociodemográficas dos estudantes. Resultados: 74/96 estudantes participaram. 60% consideraram válida a existência da disciplina; 73% que a leitura e a comunicação escrita são fundamentais para formação em Medicina, 55% a carga horária suficiente; 68% declararam que a disciplina auxilia no estudo de outras disciplinas; 57% que a disciplina contribui para elaboração de anamneses, relatórios médicos e prescrições de receitas médicas. Os resultados qualitativos revelaram a disciplina como um componente fundamental para a formação da área médica. A sugestão de inclusão de conteúdos relacionados mais diretamente com a prática médica, como elaboração de anamneses e de relatórios, foi o que mais prevaleceu. Conclusão: Eles percebem os conteúdos abordados no componente curricular como efetivos para o melhor desempenho dessas habilidades nos outros componentes curriculares, no desenvolvimento do TCC e na formação acadêmica geral.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.