A abordagem histórica da teoria da evolução nos livros didáticos de biologia do ensino médio

Autores

Palavras-chave:

História da ciência, Teoria da evolução, Livros didáticos, Ensino médio

Resumo

Diante da posição de centralidade que os livros didáticos ocupam nas escolas brasileiras, sendo utilizados como a principal fonte de conhecimento, faz-se necessário manter sob avaliação constante a qualidade dos textos veiculados nesses materiais, em especial a contextualização histórica dos conteúdos. Esta visa à melhoria da qualidade das aulas e à desmistificação de aspectos da ciência disseminados por estratégias pedagógicas ineficazes. Então, analisamos a contextualização histórica do tema Teoria da Evolução presente em livros didáticos de biologia do ensino médio publicados em 2016 que se encontram em uso por escola públicas e privadas. Utilizamos os parâmetros estabelecidos anteriormente por Ciccilini (1992) e comparamos as informações com os achados dessa autora em livros didáticos da década de 1980. Constatamos que os textos foram modificados para se adequar às expectativas atuais relacionadas ao uso de História da Ciência em aulas de Biologia, contudo ainda persistem falhas na estruturação da abordagem, as quais propagam concepções errôneas sobre as teorias, os cientistas e a ciência.

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Biografia do Autor

Andréa Marry Lima de Santana, Univasf

Especialista em Docência em Biologia

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Arthur Lima da Silva, Univasf

Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental

Universidade Federal do Vale do São Francisco

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Publicado

2024-04-20

Como Citar

Lima de Santana, A. M., & Lima da Silva, A. (2024). A abordagem histórica da teoria da evolução nos livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/497