ANÁLISE DAS EXPERIMENTAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS EM UM ESTÁGIO EXTRAMUROS:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALAS DE ESPERA EM FOCO

Autores

  • Luiz Eduardo de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marília Nalon Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vitória Celeste Fernandes Teixeira do Carmo niversidade Federal de Juiz de Fora
  • Beatriz de Pedro Neto Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Letícia Ladeira Bonato Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Nathália Vianelli Maurício Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Luís Felipe Eugênio Andrade Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Luiz Felipe Victor Soeiro Cabral Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Luiz Miguel Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Clara Martins Uberaba Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Educação Superior, Educação em Odontologia, Estágio clínico, Educação em saúde, Planejamento estratégico

Resumo

Cenários práticos ofertados por estágios supervisionados são abordagens inesgotáveis para a formação dos futuros profissionais de saúde.  Frente a esse contexto, emergiu o objetivo desta pesquisa, analisar os possíveis impactos trazidos pelo “Estágio de Clínica Integrada em Atenção Primária” junto à qualidade do processo formativo de acadêmicos do curso de Odontologia. Para tal, qualitativamente, o estudo se delineou na compreensão dos dispositivos político-pedagógicos atrelados às experimentações de atividades de educação em saúde vivenciadas em “Salas de espera” das clínicas odontológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Didaticamente, sob a lógica do planejamento estratégico, as ações programadas pelos estagiários seguiram três períodos: Teorizando/“o pensar” (T), Praticando/“o fazer” (P) e Criticando/“o refletir” (C). Do percurso analítico, três inferências se destacaram: 1. A efetividade do planejamento estratégico (Teorizar-Praticar-Criticar/TPC) em interface com a qualidade das ações de educação em saúde; 2. O reconhecimento das salas de espera como território fértil para o desenvolvimento de atividades promotoras de saúde; 3. A importância de se compartilhar os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios. De tudo, pode-se afirmar que os estágios supervisionados extrapolam qualquer grau de importância, na verdade, vivenciá-los é fundamental para se prover uma formação acadêmica contextualizada e, principalmente, humanizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Odontologia

Docente do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

lattes.cnpq.br/4761935002564262

Marília Nalon Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Odontologia

Docente do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

http://lattes.cnpq.br/1768278009986265

Vitória Celeste Fernandes Teixeira do Carmo, niversidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Odontologia

Docente do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

http://lattes.cnpq.br/0872872772200280

Beatriz de Pedro Neto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Odontologia

Odontóloga da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

http://lattes.cnpq.br/0558879053856405

 

Letícia Ladeira Bonato, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Odontologia

Odontóloga da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

http://lattes.cnpq.br/7078471378943266

Nathália Vianelli Maurício, Universidade Federal de Juiz de Fora

Especialista em Endodontia

Odontóloga da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

http://lattes.cnpq.br/4346490610168301

Luís Felipe Eugênio Andrade, Universidade Federal de Juiz de Fora

Acadêmico do curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

http://lattes.cnpq.br/7532766160110074

Luiz Felipe Victor Soeiro Cabral, Universidade Federal de Juiz de Fora

Acadêmico do curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

http://lattes.cnpq.br/8266910109279101

Luiz Miguel Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Acadêmico do curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

http://lattes.cnpq.br/1115302883212098

Maria Clara Martins Uberaba, Universidade Federal de Juiz de Fora

 Acadêmica do curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

http://lattes.cnpq.br/7021971678653831

Downloads

Publicado

2020-03-19

Como Citar

Almeida, L. E. de, Pereira, M. N., Carmo, V. C. F. T. do, Neto, B. de P., Bonato, L. L. ., Maurício, N. V. ., Andrade, L. F. E. ., Cabral, L. F. V. S., Ferreira, L. M., & Uberaba, M. C. M. . (2020). ANÁLISE DAS EXPERIMENTAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS EM UM ESTÁGIO EXTRAMUROS: : PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALAS DE ESPERA EM FOCO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 259–279. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/569