"VAMOS PRIMEIRO OUVIR O QUE ELA TEM”

INTERAÇÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE NO ENSINO DA COMUNICAÇÃO MÉDICA

Autores

  • Alexandre José Cadilhe Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Educação Médica, Comunicação, Sociolinguística Interacional

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caráter interdisciplinar, com contribuições de perspectivas das áreas da saúde, educação e linguagem. Parte de uma pesquisa de cunho microetnográfico mais ampla (CADILHE, 2013) com o intuito de construir uma compreensão sobre o ensino da comunicação profissional na educação médica. No presente trabalho, é apresentada a análise de uma aula de comunicação em um curso de Medicina no sudeste do Brasil, com o objetivo de compreender os discursos sobre comunicação médica que são produzidos pelos participantes da aula. São utilizadas ferramentas teórico-conceituais da Sociolinguística Interacional (GOFFMAN, 2012, SARANGI, 2000; 2001) para a análise da fala-em-interação produzida pelos participantes no contexto investigado. Como resultados, a pesquisa aponta a hibridização de práticas discursivas e interacionais que tornam o evento analisado singular no âmbito de padrões de interação em eventos de ensino e aprendizagem da comunicação médica. Como conclusão, aponta-se a produtividade de uma análise interacional do discurso para a compreensão dos processos de ensino na formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre José Cadilhe, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2013) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2007), com especializações nas áreas de Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2016) e Leitura e Produção Textual pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2004). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Departamento de Educação (área de Linguagem e Ensino) e no Programa de Pós-Graduação em Linguística (Linha de pesquisa Linguagem e Humanidades). É membro do GT Transculturalidade, Linguagem e Educação da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística) e associado da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística) e ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil). Coordenador do PIBID Letras/Língua Portuguesa UFJF/CAPES (2018-atual). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise da interação e do discurso; Estudos de Letramentos; Linguagem, Gênero e Sexualidade em contexto institucionais (ênfase na saúde e na educação); Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, Formação de Professores/as de Línguas

Downloads

Publicado

2020-03-27

Como Citar

Cadilhe, A. J. (2020). "VAMOS PRIMEIRO OUVIR O QUE ELA TEM”: INTERAÇÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE NO ENSINO DA COMUNICAÇÃO MÉDICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 24–54. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/593

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ensino da Comunicação em Saúde