A AÇÃO PEDAGÓGICA INTELIGENTE

REFLEXÕES À LUZ DO PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY

Autores

  • Jenerton Arlan Schütz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Ivan Luís Schwengber Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Palavras-chave:

Disciplina, Interesse, Vontade

Resumo

Este texto aborda a questão da falta de interesse e o mau uso da disciplina como um problema filosófico da educação. Parte-se de uma reflexão teórica para repensar os conceitos e a forma de abordagem da temática. A partir do pragmatismo de John Dewey, o presente escrito objetiva investigar a ação pedagógica inteligente no contexto da educação escolar. Outrossim, faz-se necessário indagar sobre os princípios que podem ser considerados coerentes com a ação pedagógica inteligente. Nesse sentido, a hipótese que aqui asseguramos considera que uma ação pedagógica inteligente refere-se ao momento em que educamos a vontade do sujeito, fazendo com que este seja considerado em seu contexto social e na temporalidade (longa) em que a educação se insere.

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Biografia do Autor

  • Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Doutorando em Educação nas Ciências (UNIJUI)

  • Ivan Luís Schwengber, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

    Mestrando em Educação (Unochapecó)

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Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SCHÜTZ, Jenerton Arlan; SCHWENGBER, Ivan Luís. A AÇÃO PEDAGÓGICA INTELIGENTE: REFLEXÕES À LUZ DO PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 7, n. 14, 2017. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/67. Acesso em: 13 jun. 2025.

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