QUESTÕES ÉTICAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

ENTRE O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA E A RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO

Autores

  • Francisco Renato Lima Rede Estadual de Educação do Piauí
  • Wagner José da Silva Carvalho Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina
  • Cláudio Henrique Rocha Araújo Centro Universitário Santo Agostinho
  • Jovina da Silva Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Ética, Formação do pedagogo, Escola, Relação Professor x Aluno

Resumo

Neste estudo, trata-se da ética como princípio basilar do processo de formação do pedagogo, considerando a dimensão política, cultural, social e educativa exigida no exercício de sua profissão, o que pressupõe uma formação contínua, baseada na relação teoria e prática vivenciada no interior da escola, como espaço social de construção de aprendizagens éticas e cidadãs entre os sujeitos. Assim, tem-se como objetivo analisar a importância da ética no processo de formação do pedagogo, considerando a relação que se estabelece entre professor e aluno no espaço escolar. Parte-se de uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativo na abordagem das informações, com base nas leituras de Bourdieu (2005), Freire (1998), Garcia (2012), Perrenoud (2000), Tapia; Fita (1999), entre outros. Aponta-se para a ética como princípio que deve ser vivenciado na prática docente, no espaço coletivo da escola, em que professores a alunos se reconheçam como agentes de transformação e mudança. A escola precisa romper com o paradigma do tradicionalismo, da hierarquização do poder, do autoritarismo e da exclusão social mascarada, e promover uma mudança curricular, que reconheça e valorize os aspectos culturais e sociais do individuo no meio social. Portanto, a formação docente e a escola precisam ser pensadas e ressignificadas a partir de uma ética global, comum a todos, que possibilite o engajamento coletivo em causas particulares, como forma de minimizar as distorções sociais que fortalecem as desigualdades, o que pressupõe, portanto, a interferência direta do professor e do aluno, nas relações que estabelecem no espaço da sala de aula.

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Biografia do Autor

Francisco Renato Lima, Rede Estadual de Educação do Piauí

Mestre em Letras - Estudos da Linguagem, UFPI

Professor Polivalente da SEDUC-PI

Wagner José da Silva Carvalho, Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina

Especialista em Docência no Ensino Superior

Cláudio Henrique Rocha Araújo, Centro Universitário Santo Agostinho

Graduado em Teologia e em Pedagogia

Jovina da Silva, Universidade Federal do Piauí

Mestrado em Educação pela UFPI

Professora da Faculdade Santo Agostinho

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

Lima, F. R., Carvalho, W. J. da S., Araújo, C. H. R., & Silva, J. da. (2017). QUESTÕES ÉTICAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ENTRE O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA E A RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(14). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/69

Edição

Seção

Artigos